Biologia Molecular Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

A reação de cadeia da polimerase – PCR, além de tecnologias para seu funcionamento precisou do estudo e identificação de uma série de variáveis que impactam diretamente na eficácia dessa técnica.


Sobre as etapas fundamentais para realização da PCR é correto afirmar:


    Enzimas conhecidas como polimerases são as principais responsáveis pela amplificação do DNA por adicionarem os pares complementares, por isso são os únicos fatores indispensáveis para a PCR.


    Pelo fato de a PCR estar ainda em fase experimental ainda não há um protocolo totalmente estabelecido para realização dessa técnica, sendo possível adaptar a diversos outros protocolos


    As etapas para realização da PCR não estão relacionadas com a obtenção das cópias de DNA sendo essas dispensáveis para realização de todo o processo de amplificação.


    Para a realização da PCR não é necessário quebrar, ou seja, desnaturar a dupla fita de DNA, sendo totalmente possível amplificar os fragmentos de DNA mesmo mantendo sua estrutura de dupla hélice.


    A PCR consiste em três etapas que são a desnaturação da proteína para abertura da fita de DNA, ligação dos iniciadores sintéticos e ampliação através de enzima Taq DNA polimerase. Resposta correta


Pergunta 2

1 ponto


O avanço das tecnologias e métodos para aprimoramento das técnicas de PCR permitiu o desenvolvimento de diveros tipos diferentes de PCR. Um dos tipos mais proeminentes e mais utilizados é a PCR em tempo real.


Essa técnica se caracteriza pelo fato de:


    A qPCR recebe essa denominação, representada por essa sigla, pelo fato da polimerase nessa reação ser especializada permitindo a quantificação do fragmento de polimerase.


    Essa técnica se diferencia por não precisar de um DNA molde para amplificação, basta apenas adicionar um DNA de concentração conhecida para ele possa ser quantificado durante a reação.


    A PCR em tempo real segue o mesmo padrão da técnica normal, possibilitando apenas à amplificação em tempo real, sem permitir a quantificação da molécula alvo.


    A técnica em tempo real é pouco viável na pratica, sendo por esse motivo pouco aplicável em nenhuma área de atuação, se restringindo a pesquisa cientifica em institutos apenas.A reação de amplificação do DNA é acompanhada de outro fragmento de DNA com concentração conhecida, possibilitando a quantificação do alvo em tempo real, por isso a sigla qPCR.


    A tecnologia de PCR em Tempo Real (qPCR) é uma evolução do método de PCR (Polymerase Chain Reaction ou Reação em Cadeia da Polimerase). Seu princípio se baseia na duplicação de cadeias de DNA “in vitro” que pode ser repetida diversas vezes, gerando quantidade de DNA suficiente para realizar diversas análises. Com apenas um único fragmento de DNA é possível reproduzir milhões de cópias. Resposta correta


Pergunta 3

1 ponto


O método de PCR já é bem estabelecido com uma técnica de vanguarda na biologia molecular e que apresenta muitas vantagens em relação ao processo anterior de amplificação do DNA, por isso sendo aplicado em vários campos do conhecimento.


Sobre o diferencial que essa técnica apresenta podemos citar:


    O grande diferencial é apenas poder realizar a replicação in vito, sendo um processo tão demorado e custoso como os anteriores.


    O processo para amplificar DNA com base na PCR é diferente do anterior pois é feito uma parte in vitro e outra com a utilização de células.


    A grande diferença da técnica de PCR é que ela capaz de replicar grandes pedaços de DNA com o auxílio de células especificas. 


    A rapidez com que é feita a replicação do DNA através da PCR é seu grande diferencial, contudo a seletividade dessa técnica ainda é muito baixa. 


    A PCR é capaz de replicar sequencias do DNA in vitro sem a necessidade do uso de células e com grande rapidez e seletividade.

Resposta correta.

Pergunta 4

1 ponto


A clonagem de um gene é um conjunto de técnicas que permite isolar uma sequência de DNA e amplificá-la para uma aplicação desejada. As técnicas do DNA recombinante são bastante usadas para esse fim, isso até o desenvolvimento das técnicas atuais de amplificação.


Sobre as técnicas atuais para amplificar sequencias de DNA, podemos afirmar:


    A amplificação do DNA é um procedimento ainda em experimentação, por isso somente utilizado nos institutos de pesquisa científica. 


    As técnicas de DNA recombinante ainda são as mais utilizadas para amplificar fragmentos de DNA, visto nenhuma outra técnica melhor foi desenvolvida.


    A técnica denominada reação em cadeia da polimerase – PCR vem substituindo os métodos de DNA recombinante por serem mais rápidos, sensíveis e baratos.


    Os processos para amplificar fragmentos de DNA ainda são pouco usados devido a sua complexidade e alto custo.


    Na atualidade, a reação em cadeia da polimerase – PCR é uma alternativa ainda pouco usada para amplificar DNA, devido a sua alta complexidade.

Resposta correta.

Pergunta 5

1 ponto


Até a década de 70 era ainda muito difícil de estudar a molécula de DNA, sequencia-la para analisar os genes de forma mais aprofundada.


Essa questão só ficou melhor após o desenvolvimento de técnicas modernas de sequenciamento, os dois métodos que revolucionaram esse campo foram:


    A técnica de sequenciamento de DNA sofreu pouco avanço nos últimos anos, muito devido ao alto custo de sua aplicação.


    As técnicas de reação em cadeia da polimerase foi a única técnica capaz de revolucionar os métodos de sequenciamento de DNA


    O método de DNA recombinante foi revolucionário permitindo sequenciar um genoma completa de forma rápida, eficaz e com baixo custo.


    O desenvolvimento das polimerases estáveis permitiu um sequenciamento mais seguro e rápido, diferenciando-os das demais técnicas.


    A metodologias de sequenciamento de Gilbert e Sanger revolucionou a forma de se fazer o sequenciamento de DNA.

Resposta correta.

Pergunta 6

1 ponto


O conhecimento do código genético, caracterizado pelas sequências especificas de nucleotídeos, foi fundamental para o desenvolvimento das tecnologias do DNA.


Encontrar ferramentas que fragmentassem esse DNA nessas sequências especificas para permitir a manipulação desse código foi imprescindível na época.


Sobre as ferramentas que possibilitaram isso é correto:   


    A descoberta de uma classe de enzimas bacterianas denominadas enzimas de restrição, capazes de cortar o DNA em sequencias altamente específicas, foi um marco no desenvolvimento das tecnologias do DNA.

Resposta correta.

    As enzimas de restrição se mostraram ferramentas importantíssimas para utilização como tesouras moleculares, porém sua obtenção a partir de bactérias torna essas enzimas não aplicáveis em seres humanos.


    A descoberta de tesouras moleculares não é uma prioridade, na atualidade, para o desenvolvimento da tecnologia do DNA, visto que o grande enfoque no momento e sequenciar e conhecer os genes humanos


    Um grande salto para as tecnologias do DNA foi a descoberta das enzimas bacterianas conhecidas como enzimas de restrição, porém essa técnica é pouco aplicável por cortar apenas sequencias curtas.


    O homem ainda busca o desenvolvimento de ferramentas que consigam clivar o DNA em regiões especificas e que não atuem de forma aleatória como a maioria das enzimas atuais.


Pergunta 7

1 ponto


A partir da virada do século novas abordagens para o sequenciamento de DNA, que romperam totalmente com os métodos de Sanger, foram desenvolvidos.


Denominados de sequenciamento de nova geração eles apresentam uma superioridade sobre as técnicas anteriores, principalmente evidenciados por mudanças como:


    A única mudança realmente significativa das técnicas de nova geração foram as baixas concentrações nas quais as técnicas podem ser realizadas, tendo a possibilidade de usar pequenas quantidades de DNA.


    As técnicas de nova geração só receberam esse nome pois utilizam sequenciamento automatizado com base em marcadores fluoresecentes de baixo custo e alta especificidade.


    As mudanças que as técnicas na nova geração apresentam é somente o baixo custo, já que o método de sequenciamento é apenas uma adaptação da metodologia de Sanger.


    O que diferencia os sequenciamentos de nova geração dos anteriores é a quantidade de bases que cada um pode obter, sendo as outras características preservadas iguais as técnicas anteriores.


    A velocidade e quantidade de etapas, a baixa concentração das amostras de DNA e o custo extremamente baixo são as mudanças mais significativas das tecnologias de nova geração.

Resposta correta.

Pergunta 8

1 ponto


O sequenciamento do genoma de organismos vivos dependeu de uma série de fatores que vão desde o desenvolvimento de tecnologias até a evolução do conhecimento sobre biologia molecular e das características intrínsecas da molécula de DNA.


O estudo do genoma contribui:


    No diagnóstico de microrganismos patogênicos que impactam a saúde, sendo o estudo do genoma focado somente nesta área da medicina, visto seu potencial de aplicação. 


    Apenas na identificação de genes mutantes capazes de causar doenças genéticas em humanos, sendo outras aplicações que não sejam essas impossíveis de serem desenvolvidas.


    Na identificação de genes capazes de causar doenças genéticas, no entendimento dos processos evolutivos e na medicina através da prevenção, diagnóstico e formas de tratamento para diversas doenças.

Resposta correta.

    O sequenciamento de DNA genômico por completo, por ser extremamente complexo, ainda não foi totalmente possível, sendo necessário maior investimento e desenvolvimento nessa área. 


    A genômica é uma área da ciência focada no estudo da natureza química dos genes dos diversos organismos vivos, sem se preocupar com a ordem das sequencias nas quais eles estão dispostos.


Pergunta 9

1 ponto


A manipulação do DNA envolve um conjunto de técnicas que estão inseridos na disciplinada denominada biologia molecular, e se empenham em estudar e desenvolver formas de isolar, clonar, manipular e estudar o DNA dos organismos vivos.


Em relação ao histórico desse procedimento realizado pelo homem podemos afirmar:


    A tecnologia do DNA é a composição de técnicas que permitem o homem apenas estudar o DNA e os genes nos ambientes acadêmicos, dentro dos institutos de pesquisa.


    O homem, apesar do desenvolvimento tecnológico na área de manipulação genética, só consegue atualmente isolar um gene para estuda-lo, não tendo esse procedimento uma aplicação muito prática na sociedade.


    Através da manipulação do DNA a ciência deu um grande salto do entendimento do código genético, contudo o custo e complexidade das técnicas fizeram com que elas não fossem levadas adiante.  


    A manipulação do DNA pelo homem não é um processo recente sendo realizado há muitos séculos atrás, através de cruzamentos seletivos para obtenção de características o homem “domesticou” várias espécies. 

Resposta correta.

    As técnicas de manipulação são extremamente recentes só sendo capazes de serem desenvolvidas após o conhecimento detalhado da estrutura e composição do DNA e dos genes como um todo.


Pergunta 10

1 ponto


Os métodos automatizados aprimoraram a técnica de Sanger trazendo um desenvolvimento ainda maior dos processos de sequenciamento do DNA.


Entre os fatores que tornam o método automatizado melhor do que o tradicional podemos citar:


    O alto custo da automatização é um fato que impossibilitou o uso desse tipo de técnica em larga escala.


    O sequenciamento automatizado rompeu totalmente com o método de Sanger aplicando procedimentos totalmente novos.


    O uso de marcadores fluorescente permitiu um sequenciamento mais seguro que o radioativo e mais rápido por ser feito através de leitura automatizada.

Resposta correta.

    O uso de marcadores radioativos é característico das técnicas automatizadas, permitindo uma leitura mais eficaz.


    A única característica que a diferencia do método de Sanger é a utilização de marcadores fluorescentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário