O avanço do conhecimento sobre o DNA, sua composição química, estrutura, trouxeram grandes mudanças na ciência

O avanço do conhecimento sobre o DNA, sua composição química, estrutura, trouxeram grandes mudanças na ciência, mas ainda ficava o questionamento de como essa informação química é codificada e utilizada para criar produtos biológicos na célula e no organismo como um todo.


Mais tarde descobriu-se que dois processos, denominados de transcrição e tradução, estão diretamente ligados a essa problemática de transformar informação genética em produtos biológicos.


Sobre esses dois processos podemos afirmar:


    Tanto ao processo de transcrição como o de tradução estão embasados em técnicas de biologia molecular, realizadas em laboratório para manipular o código genético, para a criação de moléculas especificas, sendo impossível a ocorrência desses processos naturalmente na célula.


    Na transcrição a dupla hélice de DNA se fragmenta em duas fitas, onde uma fita passa o código de nucleotídeos para outra e é enviada ao Ribossomo para ser traduzida na forma de uma proteína do organismo.


    O processo de transcrição, transfere as sequências do código de nucleotídeos para outra molécula de DNA que por sua vez faz a tradução dessas sequências e dá o sinal para a produção de proteínas especificas.


    A transcrição tem da função de transcrever o código de nucleotídeos, a partir de uma fita molde de DNA, para uma molécula de transporte chamada RNA mensageiro, enquanto a tradução faz a “leitura” desse código e o traduz na forma de proteínas, através do RNA e transportador e ribossomos das células. Resposta correta


    A tradução das sequencias de nucleotídeos que carregam a informação genética dos organismos é altamente limitada, em decorrência do fato de essas sequencias serem formadas por apenas 4 bases diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário