O avanço das tecnologias e métodos para aprimoramento das técnicas de PCR

O avanço das tecnologias e métodos para aprimoramento das técnicas de PCR permitiu o desenvolvimento de diveros tipos diferentes de PCR. Um dos tipos mais proeminentes e mais utilizados é a PCR em tempo real.


Essa técnica se caracteriza pelo fato de:


    A qPCR recebe essa denominação, representada por essa sigla, pelo fato da polimerase nessa reação ser especializada permitindo a quantificação do fragmento de polimerase.


    Essa técnica se diferencia por não precisar de um DNA molde para amplificação, basta apenas adicionar um DNA de concentração conhecida para ele possa ser quantificado durante a reação.


    A PCR em tempo real segue o mesmo padrão da técnica normal, possibilitando apenas à amplificação em tempo real, sem permitir a quantificação da molécula alvo.


    A técnica em tempo real é pouco viável na pratica, sendo por esse motivo pouco aplicável em nenhuma área de atuação, se restringindo a pesquisa cientifica em institutos apenas.A reação de amplificação do DNA é acompanhada de outro fragmento de DNA com concentração conhecida, possibilitando a quantificação do alvo em tempo real, por isso a sigla qPCR.


    A tecnologia de PCR em Tempo Real (qPCR) é uma evolução do método de PCR (Polymerase Chain Reaction ou Reação em Cadeia da Polimerase). Seu princípio se baseia na duplicação de cadeias de DNA “in vitro” que pode ser repetida diversas vezes, gerando quantidade de DNA suficiente para realizar diversas análises. Com apenas um único fragmento de DNA é possível reproduzir milhões de cópias. Resposta correta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário