Biologia Molecular Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

Podemos dizer que a função mais marcante das estruturas denominadas cromossomos é carregar os genes humanos, sabemos que os genes são as unidades funcionais da hereditariedade humana.

Com base nessas informações podemos afirmar sobre a natureza, composição e função dos genes:

O sequenciamento dos genes humanos é experimentalmente impossível, tornando inviável descrever a natureza e composição dos genes.

Os genes são sequencias especificas do DNA, de acordo com a ordem especifica dos seus nucleotídeos, A – T – C – G, diferenças no organismo e diferenças nas mensagens biológicas ocorrem. Resposta correta.

Podemos dizer que o DNA agrupa informações ao longo das proteínas que o empacotam o dentro dos cromossomos, não havendo relação direta encontrada com as bases nulceotídicas que formam a molécula de DNA.

Os genes humanos são as estruturas responsáveis pela hereditariedade dos organismos, mas por sua complexidade não foram possíveis ser descritas ou sequenciadas.

Os genes são sequencias diferentes do DNA, porém essas diferenças não estão relacionadas a mudanças de informação ou de funções biológicas no nível dos organismos.

Pergunta 2

1 ponto

A genética molecular se baseia na utilização de técnicas que consigam obter, ampliar e manipular um fragmento do DNA humano para utiliza-lo para os mais diversos fins ou para estudá-lo.

Atualmente, a técnica mais amplamente utilizada para esse fim é:

Sabemos hoje que todas as técnicas de genética molecular são altamente dispendiosas e com métodos muito complexos de serem replicados, fato esse que torna essas técnicas pouco aplicadas no mundo.

A eletroforese é a técnica mais importante e utilizada na genética molecular por sua capacidade de separar o DNA humano em fragmentos que depois podem ser utilizados para outros fins.

Técnica do DNA recombinante, onde um fragmento de DNA é cortado por enzimas de restrição, e o mesmo é inserido em DNA bacteriano através de enzimas ligases, de modo a multiplicar os clones dos genes.  Resposta correta.

As técnicas de clonagem são as mais utilizadas hoje em biologia molecular, pois são de fácil acesso e baixo custo de aplicação, podendo, através delas, serem criadas diversas linhagens de clones para fins específicos.

Técnica de transcrição onde a dupla hélice de DNA é cortada em duas fitas e a fita complementar é usada como molde para a produção de uma cópia idêntica daquele fragmento de código genético.

Pergunta 3

1 ponto

As mutações são falhas ou mudanças normais esperadas no processo de transcrição do código genético.

Essas mudanças, denominadas de mutações genéticas, podem ocorrer por diversos mecanismos, sendo as ocorrências mais comuns:

As alterações nas bases de nucleotídeos são normais à célula, e contribuem para evolução e variabilidade dos organismos, nuca sendo associados a falhas sistêmicas.

A alteração de apenas uma das bases, sendo impossível que haja deleção de algum dos componentes das bases nucleotídicas.

A inserção de nucleotideos nos pares de bases fazendo com que os nucleotídeos sobressalentes sejam traduzidos de forma errada.

A alteração de pares bases nucleotídicas, sendo por substituição de bases, inserção ou deleção das mesmas, ocasionando mudanças no código de informação. Resposta correta.

As alterações nos pares de bases por substituição, deleção e inserção são as mais comuns, podendo serem feitas apenas de forma induzida.

Pergunta 4

1 ponto

A genética molecular é um campo da ciência em crescente evolução e desenvolvimento que está, basicamente, embasada nas técnicas de biologia molecular de manipulação do DNA e dos genes.

Com base nisso podemos dizer que as descobertas que mais impulsionaram esse ramo da genética foram:

A descrição dos fatores que levam a passagem de informação entre as gerações, descobertos por Mendel no séc. XVIII.

A descoberta do DNA e dos cromossomos no núcleo das células como sendo fator primordial da hereditariedade dos seres vivos.

A demonstração da estrutura de dupla hélice do DNA foi sem dúvida a única descoberta relevante para o desenvolvimento da biologia molecular.

A descoberta de enzimas capazes de clivar o DNA em regiões especificas e de unir pequenos fragmentos, e dos plasmídeos. Resposta correta.

A invenção do microscópio e descrição da célula, por Robert Hook, que permitiu concluir que existiam estruturas menores que formavam os organismos vivos.

Pergunta 5

1 ponto

Pesquisadores do IMT-USP e Instituto Adolf Lutz (IAL), em parceria com cientistas britânicos da Universidade de Oxford sequenciaram em tempo recorde o genoma do novo coronavirus – COVID 19, encontrado no Brasil.

Entre as principais utilidades de se mapear o genoma de um vírus é ajudar a entender a transmissão e o tempo que ele está presente em determinada região ou país, disponibilizando esses dados em banco de dados internacionais que poderão ser acessados para criação de vacinas, exames diagnósticos, entre outros.

O projeto genoma humano deu o ponta pé inicial as técnicas de sequenciamento do DNA, sobre esse projeto é correto afirmar:

Esse projeto foi uma iniciativa internacional para investigar a natureza molecular das unidades hereditárias, permitindo com que os fenômenos biológicos pudessem ser compreendidos pelas leis físicas e químicas.

O principal intuito desse projeto foi mapear os genes do ser humano através do sequenciamento do nosso genoma, permitindo a criação de banco de dados e descoberta de doenças genéticas. Resposta correta.

Foi o projeto que tinha o intuito de descobrir os genes humanos, e consequentemente o DNA e cromossomos.

Esse projeto foi importante apenas na descrição da composição química das bases que formam o DNA, denominadas posteriormente de bases nitrogenadas.

O Projeto genoma humano foi idealizado apenas para identificação e caracterização de doenças monogênicas, não tendo aplicação em nenhum outro campo.

Pergunta 6

1 ponto

Uma das técnicas mais utilizadas em tecnologia do DNA é a eletroforese, por sua função de separação e identificação de uma diversidade de moléculas, em especial proteínas e DNA, podemos aplica-la em vários campos.

Em relação a utilização dessa técnica, podemos afirmar que uma das mais observadas é:

Apenas à amplificação do DNA para que as bases possam ser estudadas, sendo uma técnica pouco aplicável para outros fins.

Essa técnica é usada ainda apenas nos laboratórios de diagnostico, onde vêm ganhando cada vez mais espaço, porém sem aplicação ainda nas outras áreas.

Clonagem de alguns genes com função especifica que podem ser multiplicados e usados para produzir alguma substancia em laboratório.

Identificação de mutações nos genes, porém exclusivamente confinados ao meio cientifico em institutos de pesquisa.

Separação de proteínas produzidas em alguns tipos de patologias, tornando possível o diagnóstico precoce das mesmas. Resposta correta.

Pergunta 7

1 ponto

A eletroforese capilar é uma técnica bem estabelecida no meio cientifico para separação de amostras de DNA, e ainda se constitui em uma tecnologia de ponta para identificação e diagnóstico de algumas doenças graves.

Em relação as variáveis que interferem na resolução e velocidade dessa técnica, podemos citar:

O meio utilizado para separação da molécula, seja ágar, gel, acetato ou capilar é a única variável que interfere diretamente na velocidade e resolução dos fragmentos da molécula separada.

A velocidade de migração das moléculas na técnica de eletroforese, depende única e exclusivamente das propriedades da amostra, sendo que amostras muito grande irão migrar em menor velocidade.

A resolução e velocidade de separação das amostras depende de uma série de variáveis que vão desde a natureza da amostra, até o volume da solução tampão, concentração do meio de separação e temperatura na hora do teste. Resposta correta.

A concentração associada ao meio de separação é a única variável que mostrou alguma significância nos estudos que demonstraram que a concentração do meio interfere diretamente na passagem da molécula através do meio.

Os fatores associados a carga e o peso molecular das moléculas que estão ema analise são as variáveis unicamente responsáveis pela migração em diferentes velocidades das proteínas ou DNA.

Pergunta 8

1 ponto

O avanço do conhecimento sobre o DNA, sua composição química, estrutura, trouxeram grandes mudanças na ciência, mas ainda ficava o questionamento de como essa informação química é codificada e utilizada para criar produtos biológicos na célula e no organismo como um todo.

Mais tarde descobriu-se que dois processos, denominados de transcrição e tradução, estão diretamente ligados a essa problemática de transformar informação genética em produtos biológicos.

Sobre esses dois processos podemos afirmar:

Tanto ao processo de transcrição como o de tradução estão embasados em técnicas de biologia molecular, realizadas em laboratório para manipular o código genético, para a criação de moléculas especificas, sendo impossível a ocorrência desses processos naturalmente na célula.

Na transcrição a dupla hélice de DNA se fragmenta em duas fitas, onde uma fita passa o código de nucleotídeos para outra e é enviada ao Ribossomo para ser traduzida na forma de uma proteína do organismo.

O processo de transcrição, transfere as sequências do código de nucleotídeos para outra molécula de DNA que por sua vez faz a tradução dessas sequências e dá o sinal para a produção de proteínas especificas.

A transcrição tem da função de transcrever o código de nucleotídeos, a partir de uma fita molde de DNA, para uma molécula de transporte chamada RNA mensageiro, enquanto a tradução faz a “leitura” desse código e o traduz na forma de proteínas, através do RNA e transportador e ribossomos das células. Resposta correta.

A tradução das sequencias de nucleotídeos que carregam a informação genética dos organismos é altamente limitada, em decorrência do fato de essas sequencias serem formadas por apenas 4 bases diferentes.

Pergunta 9

1 ponto

A descoberta da estrutura química e molecular das bases que formam o DNA humano foi importantíssima para que os cientistas pudessem responder questionamentos que ainda estavam em aberto, sobre os mecanismos de hereditariedade.

Sobre a composição química básica dos nucleotídeos, assinale a alternativa correta:

As bases que formam o DNA, são chamadas nucleotídeos e são formadas por apenas um tipo de base nitrogenada, um açúcar e um ácido fosfórico.

A composição química dos nucleotídeos é bem simples, um açúcar, uma base nitrogenada (adenina, timina, citosina, guanina) e um ácido fosfórico. Resposta correta.

Os métodos e tecnologias atuais só permitiram descrever a natureza polimérica da molécula de DNA, sendo muito complexo descrever sua estrutura por completo.

A descoberta da composição química dos nucleotídeos, demonstrou que ela é muito simples, por isso não tem função alguma na hereditariedade humana.

A composição química das bases nucleotídicas e foram o DNA são tão complexas que não foram descritas até o momento.

Pergunta 10

1 ponto

Descrever e caracterizar o tipo de estrutura molecular do DNA e das bases que o formam foram essenciais para corroborar propriedades fundamentais do código genético humano, relacionados diretamente a hereditariedade dos organismos.

Sobre essas propriedades responda:

A identificação da estrutura molecular do DNA, demonstrou que com apenas quatro bases não seria possível a existência de combinações muito diversificadas.

A partir da descoberta da estrutura molecular do material genético e de sua curiosa simplicidade, constatou-se que ele tem pouca capacidade de criar proteínas complexas.

Os estudos que descreveram a estrutura do DNA, demonstraram sua estrutura simples, diretamente relacionada a hereditariedade e incapaz de sofrer mutações.

A estrutura molecular do DNA embasa características como estrutura diversificada, habilidade de replicação, mutabilidade do DNA e sua tradução em proteínas diversas. Resposta correta.

O tipo de estrutura molecular do DNA descaracterizou todas as propriedades fundamentais dessa molécula, mostrando que ela não tinha a complexidade esperada.