Pesquisadores do IMT-USP e Instituto Adolf Lutz (IAL), em parceria com cientistas britânicos da Universidade de Oxford sequenciaram em tempo recorde o genoma do novo coronavirus – COVID 19, encontrado no Brasil.

Entre as principais utilidades de se mapear o genoma de um vírus é ajudar a entender a transmissão e o tempo que ele está presente em determinada região ou país, disponibilizando esses dados em banco de dados internacionais que poderão ser acessados para criação de vacinas, exames diagnósticos, entre outros.

O projeto genoma humano deu o ponta pé inicial as técnicas de sequenciamento do DNA, sobre esse projeto é correto afirmar:

Esse projeto foi uma iniciativa internacional para investigar a natureza molecular das unidades hereditárias, permitindo com que os fenômenos biológicos pudessem ser compreendidos pelas leis físicas e químicas.

O principal intuito desse projeto foi mapear os genes do ser humano através do sequenciamento do nosso genoma, permitindo a criação de banco de dados e descoberta de doenças genéticas. Resposta correta

Foi o projeto que tinha o intuito de descobrir os genes humanos, e consequentemente o DNA e cromossomos.

Esse projeto foi importante apenas na descrição da composição química das bases que formam o DNA, denominadas posteriormente de bases nitrogenadas.

O Projeto genoma humano foi idealizado apenas para identificação e caracterização de doenças monogênicas, não tendo aplicação em nenhum outro campo