A democracia e, por conseguinte o exercício da cidadania, baseada no princípio da liberdade

A democracia e, por conseguinte o exercício da cidadania, baseada no princípio da liberdade, da convivência e da participação política foi resultado de um processo histórico específico, somente possível em razão da vida na Polis, como eram chamadas as Cidades-Estados gregas da qual derivou o termo política, enquanto prática de se discutir a vida coletiva e os problemas da Polis. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 


I - Falar de cidadania muitas vezes é falar de política, mas não se restringe a ela, assim como não se limita a direitos. O exercício da cidadania deve incorporar a relação com o outro, ou seja, seus direitos e deveres na relação com o meio histórico social e cultural que interagimos. 


PORQUE 


II - O exercício da cidadania deve estar presente nas relações pessoais, comunitárias e cotidianas, assim como na relação que temos com o espaço que vivemos e interagimos coletivamente. Nesse sentido, preservar o meio ambiente e cultural, não sujar a cidade, respeitar filas são exemplos de práticas cidadãs. 


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:



As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.



As asserções I e II são proposições falsas.



A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.



A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I Resposta correta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário