A democracia participativa é uma forma de exercício do poder, baseada na participação dos cidadãos nas tomadas de decisão política

A democracia participativa é uma forma de exercício do poder, baseada na participação dos cidadãos nas tomadas de decisão política. A população tem se organizado melhor em torno de infinitas questões, e conquistando melhor o espaço público e essa população tem cobrado de maneira mais efetiva de seus representantes. As exigências vêm se tornando mais complexas e fica evidente a necessidade da participação em conjunto entre representantes e representados. Os indivíduos têm buscado canais de comunicação para se expressar. Com esse olhar, leia os textos abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.


TEXTO I


A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade.Fonte: GALLO, S. et al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado).


TEXTO II


É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa.


Fonte: Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019.


Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade porque:



Apresentam aos cidadãos a versão oficial dos fatos.



Propiciam o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.



Fornecem informações que fomentam o debate político na esfera pública.



Orientam os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.



Promovem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário