Ética e Cidadania Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário - Arte no Papel Online
Avaliação On-Line Curso Farmácia Ética e Cidadania Faculdade Farmácia Farmacia EaD Questionário
Ética e Cidadania Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário

Ética e Cidadania Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário

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DESCRIÇÃO

Um dos maiores desafio da humanidade no século XXI é promover o enfrentamento dos conflitos originados das relações étnicas e raciais. Nos últimos vinte anos um cenário preocupante, relacionado ao crescimento de tais conflitos, tem nos chamado a atenção. Nesse sentido, avalie as assertivas abaixo e em seguida, responda ao que se pede.


I.As relações étnico-raciais tem se constituído tema recorrente nos debates acadêmicos e educacionais, entretanto, discuti-las, sobretudo na educação básica consiste, ainda, numa tarefa complexa e extremamente difícil.


II.Uma das primeiras tarefas na escola que deseja trabalhar na perspectiva da diversidade é desconstruir o tão difundido mito da democracia racial, pois não há como se combater algo que não é concebido como um fato real e freqüente no nosso cotidiano.


III.As formas de discriminação de qualquer natureza, não nascem na escola, porém o racismo, as desigualdades e as discriminações correntes na sociedade perpassam por ali.


Está correta a opção:



Apenas I e III.



Apenas I e II.



Apenas I.



Apenas II e III.



I, II, III. Resposta correta 



Pergunta 2

1 ponto


Cada Cultura é única para cada grupo, singular em cada indivíduo. No mundo, temos milhares de atrações culturais, símbolos, pensamentos, manifestações, identidades culturais. Tal diversidade torna rico o universo social. Sendo assim, analise as assertivas abaixo e escolha a opção correta quanto ao conceito de cultura e diversidade cultural.


I-A língua, a religião e a música são elementos materiais da cultura de um povo.


II-A cultura de um povo é formada por elementos imateriais como a escultura, o vestuário e a pintura.


III-Os diferentes modos de vida da população dependem principalmente do meio natural e do nível de desenvolvimento.


IV-A identidade cultural corresponde a um padrão cultural próprio de uma região que a distingue do território envolvente.


V-A cultura é tudo aquilo que aprendemos em contato com o meio natural e vamos transmitindo de geração em geração.




Assinale a opção correta:



Todas as afirmativas são verdadeiras.



Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. Resposta correta 



Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.



Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.



Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.



Pergunta 3

1 ponto


A Europa vive uma crise migratória de enormes proporções. Guerras, pobreza, repressão política e religiosa são alguns dos motivos que fazem milhares de pessoas saírem de seus países em busca de uma vida melhor no continente europeu. Além da crise de imigração, alguns países europeus também enfrentam uma crise econômica, como é o caso da Grécia que, sozinha, já recebeu em 2015 mais de 600 mil imigrantes. São consequências desse movimento migratório, EXCETO:



Violência e mortes no trajeto de migração.



Aceitação total e irrestrita dos migrantes nos países europeus. Resposta correta 



Vários acidentes no mar em embarcações precárias e excesso de pessoas.



Boa recepção dos migrantes.



Aumento da xenofobia na Europa.



Pergunta 4

1 ponto


A cultura Afro-brasileira está presente em toda a nossa trajetória de formação de nação. O Brasil foi o país que mais recebeu escravos africanos e, após a abolição, a luta pelo reconhecimento na sociedade tem sido incessante. Nesse sentido, veja o contexto que essa charge explora:



Fonte: https://encrypted-bn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQjwtAjNBvp48FUn2hw-sFdCOuVndhltj6e96y-cD5dkptjVdpdCQ




Partindo desse contexto, podemos afirmar:


I.Nesta charge está expresso que os negros ainda estão à margem da sociedade, submetendo-se a subempregos e estão distantes de oportunidades adequadas de emprego.


II.A charge procura demonstrar que a comunidade negra vem se integrando ao mercado de trabalho.


III.Não há o que comemorar no Dia da Consciência Negra: os brancos continuam com seus privilégios e direitos, os negros são marginalizados, não possuem muitas opções e continuam a servir os brancos em suas necessidades.


IV.Essa charge revela aspectos marcantes e assustadores da desigualdade social no Brasil: há negros que preferem o subemprego, pois são preguiçosos.


Está correta ou estão corretas:


Está correta a opção:



I, II, III e IV.



Apenas II e III.



Apenas I e III. Resposta correta 



Apenas I e II.



Apenas I.



Pergunta 5

1 ponto


Não é possível fugir da era da tecnologia digital como facilitadora da aprendizagem em tempos atuais. As tecnologias digitais trazem a educação também desafios éticos. No cenário atual, a revolução tecnológica afeta o conhecimento e a sociedade, apontando para mudanças necessárias no processo educativo, na produção e socialização do conhecimento e na formação do professor. Na escola, as novas tecnologias, junto com uma boa proposta pedagógica, são de grande importância a partir do momento em que são vistas como:



ferramentas que estimulam a individualismo do aluno na construção do conhecimento.



processos de condicionamento do uso de reforço das respostas que se quer obter.



ferramentas/mídias educacionais facilitadoras e mediadoras da aprendizagem. resposta correta 



guias orientadores aos alunos para participação passiva no processo ensino-aprendizagem.



ferramentas únicas de ensino e aprendizagem.



Pergunta 6

1 ponto


Sobre diversidade de gênero, podemos dizer que o sujeito vivencia a diversidade como parte de seu cotidiano escolar e tem total capacidade de aprender com ela. Porém, para isso acontecer, é necessário que a instituição educacional e os profissionais que nela atendem, se qualifiquem para responder de maneira mais concisa as questões que têm sido informadas pelo senso comum ou muitas vezes, por motivo de constrangimento, são lançadas ao mar da ignorância.De acordo com estudos relacionados às questões de gênero, há diferença entre sexo, orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero.Analise o quadro a seguir e associe as colunas corretamente.




Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo



1Aa, 2Dd, 3Bb, 4Cc



1Db, 2Ad, 3Cc, 4Ba



1Db, 2Bc, 3Cd, 4Aa



1Db, 2Ad, 3Ca, 4Bc



1Ac, 2Ca, 3Dc, 4Bb Resposta correta 



Pergunta 7

1 ponto


Algumas religiões afro-brasileiras ainda mantêm quase que totalmente suas raízes africanas, como é o caso do Candomblé e do Xangô do Nordeste; outras se formaram através do sincretismo religioso, como o Batuque, o Xambá e a Umbanda. A própria prática do catolicismo tradicional sofreu influência africana no culto de santos de origem africana como São Benedito, Santo Elesbão, Santa Efigênia e Santo Antônio de Noto (Santo Antônio do Categeró ou Santo Antônio Etíope); no culto preferencial de santos facilmente associados com os orixás africanos como São Cosme e Damião, São Jorge (Ogum no Rio de Janeiro), Santa Bárbara (Iansã); na criação de novos santos populares como a Escrava Anastácia. Nesse sentido avalie as assertivas abaixo e depois responda ao que se pede.


I.As igrejas pentecostais do Brasil, que combatem as religiões de origem africana, na realidade têm várias influências destas como se nota em práticas como o batismo do Espírito Santo e crenças como a de incorporação de entidades espirituais (vistas como maléficas).


II.Durante o período de Brasil Colônia, os índios e negros mantidos com o trabalho escravo eram proibidos de expressar, cultuar ou fazer ritos de acordo com suas próprias crenças religiosas por conta dos preconceitos (e medos) dos seus senhores, e tinham que fingir e “aceitar” a imposição da religião Católica.


III.O sincretismo religioso existente na umbanda dá-se devido a fatores histórico-culturais presentes na história do Brasil.


Está correta a opção:



I, II, III. Resposta correta 



Apenas I.



Apenas I e III.



Apenas II e III.



Apenas I e II.



Pergunta 8

1 ponto


A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.


Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado). A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque:



Reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura. 



Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira. 



Impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país. Resposta correta 



Legitima o ensino das ciências humanas nas escolas. 



Garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação. 



Pergunta 9

1 ponto


Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade dos povos indígenas que vivem no país, aproximadamente trezentos povos que falam mais de 150 línguas. Estes povos possuem diferentes histórias, tradições e em comum o respeito pelos mais velhos e a preocupação com as futuras gerações. O contato com a nossa sociedade certamente trouxe muitas mudanças no modo de viver dos povos indígenas. Sobre os povos indígenas podemos afirmar:


I.Os povos indígenas mantêm suas identidades.


II.As culturas indígenas são estáticas.


III.Por serem estáticas as culturas indígenas não se transformaram ao longo do tempo.


IV.Os povos indígenas se afirmam como grupos étnicos diferenciados.


V.As culturas indígenas são dinâmicas.


Marque a resposta certa:



III-IV-V



I-II-V



II-III-V



I-IV-V Resposta correta 



I-II-III



Pergunta 10

1 ponto


Leia atentamente o trecho do samba enredo da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti e julgue as afirmativas.


MEU DEUS, MEU DEUS, ESTÁ EXTINTA A ESCRAVIDÃO?


Amparo do rosário ao negro Benedito


 Um grito feito pele de tambor


 Deu no noticiário, com lágrimas escrito


 Um rito, uma luta, um homem de cor 


E assim, quando a lei foi assinada


 Uma lua atordoada assistiu fogos no céu


 Áurea feito o ouro da bandeira


 Fui rezar na cachoeira contra bondade cruel


Meu Deus! Meu Deus!


 Se eu chorar não leve a mal


 Pela luz do candeeiro


 Liberte o cativeiro social


Não sou escravo de nenhum senhor


 Meu paraíso é meu bastião


 Meu tuiuti o quilombo da favela


 É sentinela da libertação


Claudio Russo, Moacyr Luz, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal.


I.A maioria dos escravos negros continuou desempenhando papéis sociais subalternos depois da Abolição, devido a uma série de fatores, tais como: a falta de recursos financeiros, o baixo nível cultural e o descaso do Governo.


II.Assim, podemos dizer que o Estado deixou de cumprir o seu papel quando relegou o negro à condição de excluídos da sociedade. Na verdade não havia espaço para os ex-escravos e seus descendentes.


III.A desigual distribuição de riqueza e renda na sociedade brasileira são as visíveis práticas de segregação e discriminação que as regras de funcionamento de instituições públicas e privadas conferem a pessoas e grupos sociais considerados inferiores.


IV.A condição de negro morador de periferia ou favela, impõe a esses grupos um tratamento desigual e inferior por parte do poder e dos valores instituídos.


Estão corretas as afirmativas:



I e II.



I, II e III.



I, II e IV. Resposta correta 



II e III.



I, II, III e IV

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