Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta

Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. No que tange à ética profissional, observe a seguinte orientação deontológico dos servidores públicos federais: “a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional”. 


A partir do comando ético anterior pode-se concluir que:



O preceito ético apresentado no enunciado está equivocado porque a função pública não é uma profissão e sim um meio de o servidor obter estabilidade financeira.



Um agente público que cumpre sua missão no trabalho não pode ser questionado quanto a atividades ilícitas ou imorais que exerce fora do horário de expediente.



A lei e as normas do governo não são válidas como fatores ampliadores de problemas éticos, pois elas impedem determinar o que é ou não aceitável na organização.



O servidor pode agir como quiser na sua vida pessoal, já que a imagem individual jamais afetará a sua imagem pública.



O servidor público deve ser leal à instituição pública a que serve, devendo, por exemplo, abster-se de comentar fatos internos da repartição nas redes sociais Resposta correta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário