Farmacologia Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

Uma estratégia inicial para o manejo da hipertensão inclui a alteração do equilíbrio do sódio, pela restrição de sal na dieta, e o uso de diuréticos abaixo, a figura representa um néfron e os números indicam o local de ação de diferentes diuréticos


Os diuréticos assinalados com o número 6 são os inibidores de anidrase carbônica que aumentam o pH da urina por bloqueio da reabsorção do bicarbonato, como o citrato. 



Os diuréticos assinalados com o número 1 são os diuréticos osmóticos, substâncias farmacologicamente inertes, filtradas no glomérulo, mas não reabsorvidas pelo néfron, como o manitol. 


Resposta correta


Os diuréticos assinalados com o número 4 atuam sobre o túbulo distal, são menos potentes que os diuréticos de alça; um dos principais exemplos desse grupo é a hidroclorotiazida. 



Os diuréticos assinalados com o número 3 são os chamados diuréticos de alça, capazes de causar a eliminação de 14-25% do Na+ filtrado; o principal exemplo desse grupo é a Losartana potássica. 



Os diuréticos assinalados com o número 2 são antagonistas da aldosterona e possuem acentuados efeitos anti-hipertensivos, prolongando a vida de pacientes com insuficiência cardíaca.


Um paciente com insuficiência cardíaca congestiva é internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital com severo edema pulmonar. Qual medicamento será apropriado nesse momento? 


α- Metildopa



Furosemida


Resposta correta


Hidroclortiazida 



Clonidina



Clortalidona


Assinale a alternativa correta em relação aos antiarrítmicos citados a seguir e seus mecanismos de ação.


A procainamida bloqueia os canais de sódio e é usada para prevenir a recorrência de taquicardia supraventricular paroxística. 



O verapamil ativa os canais de cálcio e é usado para prevenir arritmias ventriculares. 



A lidocaína impede a recorrência de taquiarritmias provocadas por aumento da atividade simpática 


 



A amiodarona prolonga substancialmente o potencial de ação cardíaca, mas apresenta graves efeitos colaterais.



Os glicosídeos cardíacos reduzem a frequência cardíaca e a velocidade de condução no AV, além de aumentar a força da contração, pois possuem efeito inotrópico positivo


Um homem de 45 anos recebeu diagnóstico de hipertensão e iniciou monoterapia destinada a reduzir a resistência periférica e prevenir a retenção de NaCl e água. Desenvolveu tosse persistente. Qual dos seguintes fármacos poderia ter os mesmos benefícios sem causar tosse. 



Nifedipino



Propranolol


Resposta correta


Prazosin



Losartana



Manitol


MS, 35 anos, asmático, apresentou crises intermitentes de broncoconstrição e broncoespasmo (falta de ar) e foi encaminhado para o pronto atendimento hospitalar. Lá, o médico receitou o uso de um fármaco glicocorticoide aerossol e de um broncodilatador, o salbutamol (Aerolin) agonista β2- adrenérgico, por v.o. Passadas algumas horas da administração do broncodilatador o paciente começou a apresentar taquicardia. Assinale a alternativa que explica o efeito colateral apresentado pelo paciente. 



Reduz a atividade catalítica da adenilato-ciclase e diminui os níveis AMPc intracelulares, produzindo broncodilatação 



Bloqueia competitivamente os receptores muscarínicos nas vias aéreas, produzindo broncoconstrição



Inibem seletivamente a 5-lipoxigenase, prevenindo a formação de leucotrienos B4 (LTB4) e de cisteinil-leucotrienos, inibindo a resistência periférica. 



A seletividade pelo receptor β2 desses fármacos não é total, e, em altas doses, tais agentes apresentam efeitos cardíacos importantes, através da atuação estimulatória em receptores β1 no coração. 


Resposta correta


Inibem a fosfolipase A2 e reduzem a síntese dos eicosanoides (leucotrienos), produzindo ações sobre a circulação


As afirmações abaixo se referem ao uso indiscriminado de laxantes, EXCETO: 



O sistema renina-aldosterona pode ser ativado devido à perda aumentada de fluidos, levando a edema agudo e ganho de peso quando o laxante é interrompido.  



O uso indevido deve ser corrigido com alterações na dieta, com o auxilio, se necessário, do uso de laxantes formadores de massa como as fibras solúveis tomados com grande volume de líquidos, por tempo determinado. 



O abuso de laxantes pode interferir na ação de outros medicamentos.  



Podem ocorrer problemas associados ao abuso de laxantes (distúrbios eletrolítico e ácido/base), com consequências negativas para os sistemas renal e cardiovascular.  



Deve ser sugerida a troca por um produto fitoterápico como a Cascara Sagrada, que não oferece os mesmos riscos dos outros laxantes


WB era um homem de meia idade que trabalha na linha de produção de uma grande indústria automobilística. Há cerca de duas semanas começou apresentar um quadro de incontinência urinaria que o obrigava e ir mais de 7x ao banheiro durante o horário de expediente. Após uma consulta e exames específicos ele foi diagnosticado com Hiperplasia prostática benigna. Seu urologista indicou Doxazosina 2mg (1x ao dia), um antagonista α1 adrenérgico. Qual o mecanismo de ação deste fármaco? 



Bloqueio não- seletivo dos receptores α1 nas arteríolas eferentes



Bloqueio de receptores β1-adrenérgicos



Reduzem a pressão arterial por meio da dilatação dos vasos de resistência e de capacitância e provocam menos taquicardia reflexa quando reduzem a pressão arterial 


Resposta correta


Reduzem a pressão arterial ao impedir a liberação fisiológica da norepinefrina nos neurônios simpáticos pós-ganglionares. 



Bloqueiam competitivamente os receptores colinérgicos nicotínicos dos neurônios pós-ganglionares nos gânglios tanto simpáticos como parassimpáticos


Com relação ao tratamento medicamentoso, as classes de fármacos úteis nos distúrbios obstrutivos das vias aéreas consistem nos broncodilatadores (relaxantes dos músculos lisos) e anti-inflamatórios. Dessa forma, assinale a alternativa verdadeira. 


Os broncodilatadores consistem nos agonistas β2-adrenérgicos seletivos, antagonistas muscarínicos e zileutinas.  



Os antagonistas dos prostaglandinas possuem mecanismos de ação broncoconstritora e anti-inflamatória 



Os anti-inflamatórios consistem nos corticosteroides, antagonistas dos leucotrienos, anticorpos anti-IgE e inibidores de liberação dos mastócitos (cromoglicato dissódico e nedocromil) 


Resposta correta


O cromoglicato dissódico é um excelente broncodilatador, agonistas β2-adrenérgicos seletivos. 


 



O broncoespasmo agudo pode ser controlado de forma imediata e eficaz através do uso de vasoconstritores


Os antiarrítmicos podem ser classificados de acordo com seu efeito predominante sobre o potencial de ação, onde temos os antiarrítmicos: Classe I (bloqueadores dos canais de sódio); Classe II (betabloqueadores); Classe III (bloqueadores dos canais de potássio) e Classe IV (bloqueadores dos canais de cálcio). De acordo com a figura abaixo, assinale os correspondentes a letra X, Y e Z.




A letra X representa antiarrítmicos da Classe I  


Resposta correta


A letra Y representa antiarrítmicos da Classe III



A letra X representa antiarrítmicos da Classe IV 



Incorreta: 

A letra Y representa antiarrítmicos da Classe II



A letra Z representa antiarrítmicos da Classe I


A farmacoterapia da diarreia deve ser reservada aos pacientes com sintomas significativos e persistentes. Um derivado butiramida piperidina é utilizado como fármacos antidiarreicos, que não atravessa a barreira hematoencefálica e não exibe nenhuma propriedade analgésica nem potencial de adição, aumenta os tempos de trânsito no intestino delgado, sendo comercializado de forma livre em farmácias e drogarias. Assinale a alternativa com o nome do fármaco citado. 


Ocultar opções de resposta 


Azatioprina 



Simeticona 



Ondansetrona 



Manitol 



 Loperamida


Vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo. Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar

GRUPO DE ESTUDOS CADERNO DE FARMÁCIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário