Os sistemas totalitários, cujo surgimento Hannah Arendt analisou em seu grande livro sobre o totalitarismo

 “Os sistemas totalitários, cujo surgimento Hannah Arendt analisou em seu grande livro sobre o totalitarismo, são a forma mais extrema de desnaturação da coisa política, posto que suprimem por completo a liberdade humana, submetendo-a ao fluxo de uma determinação histórica ideologicamente fundamentada, contra a qual é impossibilitada toda resistência individual livre por meio do terror e do domínio da ideologia. ” (ARENDT, 2003: p.3. ARENDT, Hannah. A condição humana. Editora Forense. Rio de Janeiro, 2003) Esse pensamento da autora leva-nos à uma concepção de cidadania como condição da pessoa que participa de decisões políticas, não se deixando vivenciar a opressão social. Nesse sentido, avalie o que se diz sobre cidadania: 


I-A cidadania deve ser exercida apenas quando nos sentimos afetados pelo autoritarismo do poder público.


II-A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando o funcionamento da sociedade.


III-Cidadania deve ser pensada como um conceito ligado a uma ideia de aprendizagem social, que busca a culminância do atendimento de direitos e a compreensão de compromisso e deveres recíprocos.


É correto o que se afirma em:



I, apenas.



II e III apenas.



I, II e III. 



II, apenas.



I e III apenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário