A fotossíntese é um processo impulsionado pela luz solar que ocorre em duas etapas: etapa fotoquímica e a etapa independente de luz

A fotossíntese é um processo impulsionado pela luz solar que ocorre em duas etapas: etapa fotoquímica e a etapa independente de luz. Na fase dependente de luz, por sua vez, a fotofosforilação pode ser do tipo cíclica e não cíclica. Abaixo, estão descritos alguns eventos da fotofosforilação não cíclica. Observe:


Fotossíntese - reações, etapas, ilustrações - Biologia das plantas -  InfoEscola
I.Cada elétron fotoexcitado passa do aceptor primário de elétrons do FSII para o FSI, ao longo de uma cadeia transportadora de elétrons constituída pela plastoquinona e plastocianina.

II.A enzima NAPD+ redutase catalisa a transferência de elétrons da Ferredoxina para NADP+.

III.Um fóton de luz atinge a clorofila P680 do complexo do centro de reação do FSII. Isso excita um elétron desse par de clorofilas a um estado de energia mais elevado.

IV.Os elétrons fotosexitados são transferidos em uma série de reações redox a partir do aceptor primário de elétrons do FSI, para uma segunda cadeia de transporte de elétrons por meio da proteína ferredoxina (Fd).

Ordene os eventos de acordo com a sequência de acontecimentos e assinale a alternativa que contém a ordem correta:



III, I, II, IV.



IV, II, I, III.



III, I, IV, II.  Resposta correta



I, III, IV, II.



I, III, IV, II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário