Uma estratégia inicial para o manejo da hipertensão inclui a alteração do equilíbrio do sódio

Uma estratégia inicial para o manejo da hipertensão inclui a alteração do equilíbrio do sódio, pela restrição de sal na dieta, e o uso de diuréticos abaixo, a figura representa um néfron e os números indicam o local de ação de diferentes diuréticos.







Os diuréticos assinalados com o número 6 são os inibidores de anidrase carbônica que aumentam o pH da urina por bloqueio da reabsorção do bicarbonato, como o citrato. 







Os diuréticos assinalados com o número 1 são os diuréticos osmóticos, substâncias farmacologicamente inertes, filtradas no glomérulo, mas não reabsorvidas pelo néfron, como o manitol. Resposta correta 







Os diuréticos assinalados com o número 4 atuam sobre o túbulo distal, são menos potentes que os diuréticos de alça; um dos principais exemplos desse grupo é a hidroclorotiazida.







Os diuréticos assinalados com o número 3 são os chamados diuréticos de alça, capazes de causar a eliminação de 14-25% do Na+ filtrado; o principal exemplo desse grupo é a Losartana potássica.









Os diuréticos assinalados com o número 2 são antagonistas da aldosterona e possuem acentuados efeitos anti-hipertensivos, prolongando a vida de pacientes com insuficiência cardíaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário