Farmacologia Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Assinale a alternativa que apresenta o fármaco constituído de escolha para o tratamento da amebíase extraluminal e que se mostra eficaz na erradicação das infecções teciduais intestinais e extraintestinais. 



Metronidazol 



Mebendazol 



Tiabendazol 



Albendazol 



Levamisol 



Pergunta 2

1 ponto

O modo de ação de alguns anti–helmínticos não é conhecido em detalhes, mas depende basicamente de interferência em processos bioquímicos essenciais do parasita. Nesse sentido, qual o principal mecanismo de ação dos benzimidazóis? 



Ação como elementos bloqueadores da acetilcoenzima A na cadeia respiratória dos helmintos. 



Ativação do ácido gama–aminobutírico nas sinapses nervosas e paralisação do parasita. 



Interferência na produção de ATP nos parasitas por desacoplamento da fosforilação oxidativa. 



Ligação à tubulina nematóide impedindo a absorção de glicose e matando o parasita por inanição.



Inibição da colinesterase, resultando na formação de acetilcolina, que causa paralisia neuro–muscular do parasita. 



Pergunta 3

1 ponto

O desenvolvimento do aciclovir representou uma das maiores revoluções para o tratamento do herpes pois se trata de um fármaco bastante ativo contra o vírus e pouco tóxico para o ser humano. Baseado na estrutura do aciclovir assinale as afirmações corretas: 


I. Este medicamento é usado no tratamento de infecções pelo vírus Herpes simplex na pele e nas mucosas, incluindo herpes genital inicial e recorrente. 


II. O aciclovir é um típico fármaco do grupo de inibidores da DNA polimerase, e trata-se de um derivado da guanosina convertido em monofosfato pela timidina quinase viral — enzima muito mais efetiva em realizar a fosforilação do que as enzimas da célula hospedeira —, desse modo, é ativado apenas nas células infectadas. 


III. Seu mecanismo de ação se dá pela ligação à enzima transcriptase reversa nas proximidades do local catalítico, inativando-a. Seus análogos incluem efavirenz e nevirapina. 



I, II e III estão corretas. 



Apenas I está correta. 



Apenas II está correta. 



Apenas II e III estão corretas. 



Apenas I e II estão corretas. 



Pergunta 4

1 ponto

Antifúngicos atuam para inibir sua proliferação, a classe de polieno macrolídeo que, preferencialmente, se liga ao ergosterol fúngico e altera a sua permeabilidade celular. Indique a alternativa que contém um fármaco dessa classe: 



Flucitosina 



Griseofulvina 



Clotrimazol 



Cetoconazol 



Anfotericina B 



Pergunta 5

1 ponto

A respeito dos Fármacos antivirais, assinale a sequencia correta das afirmações Verdadeiras (V) ou Falsas (F) para cada sentença: 




Como os vírus usam muitos dos processos metabólicos da célula do hospedeiro, poucos fármacos evitam a multiplicação viral de forma suficiente sem lesar as células hospedeiras. Todavia, existem algumas enzimas que são específicas do vírus e que se tornaram alvos úteis para os fármacos. 

Os agentes antivirais são virostáticos e a maioria dos agentes antivirais disponível é efetiva apenas enquanto o vírus está se replicando, não afeta os vírus latentes. 

Os inibidores não nucleosídicos da transcriptase reversa são compostos quimicamente diversos, que se ligam à enzima transcriptase reversa nas proximidades do local catalítico, inativando-a. 

Inibidores de neuraminidase e inibidores de desmontagem do capsídeo viral são usualmente utilizados para tratamento de herpes zoster. 


V-F-F-V 



F-F-V-V 



F-F-F-V 



V-V-V-F 



V-V-F-V 



Pergunta 6

1 ponto

Os agentes antivirais eficazes inibem eventos específicos da replicação do vírus ou inibe de forma preferencial a síntese de ácidos nucleicos ou de proteínas dirigidas pelo vírus, e não pela célula hospedeira. Sobre os medicamentos antivirais, assinale a alternativa correta: 



Saquinavir é um fármaco que também pode ser utilizado contra o vírus da influenza 



A maioria dos fármacos antivirais inibem a transcrição do DNA do genoma viral 



A maioria dos medicamentos antivirais são eficazes mesmo fora do período de replicação viral 



Aciclovir, fanciclovir e cidofovir são medicamentos antirretrovirais 



A zidovudina possui atividade contra o vírus da herpes 



Pergunta 7

1 ponto

O Ministério da Saúde, por intermédio de uma Política Nacional de Medicamentos para tratamento da Malária, orienta a terapêutica e disponibiliza gratuitamente os medicamentos antimaláricos utilizados em todo o território nacional, em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A malária é uma doença infecciosa febril aguda, cujos agentes etiológicos são protozoários transmitidos por vetores. Assinale a alternativa correta: 



Fluoroquinolonas como ciprofloxacino e norfloxacino apresentam acentuada atividade contra esquizontes do P. falciparum resistentes à cloroquina, mas podem provocar efeitos colaterais em ossos e dentes. 



Fluoroquinolonas como ciprofloxacino e norfloxacino apresentam acentuada atividade contra esquizontes do P. falciparum resistentes à cloroquina, mas podem provocar efeitos colaterais em ossos e dentes. 



No caso das infecções por P. vivax e P. malariae, é preciso eliminar os plasmódios que se encontram no fígado para evitar as recaídas da doença após a cura clínica. 


Principais fármacos: cloroquina-base, primaquina, sulfato de quinina associado a doxiciclina e mefloquina. 



A mefloquina passou a ser utilizada como antimalárico em razão da sua total ausência de toxicidade no sistema nervoso central. 



Ototoxicidade irreversível e retinopatia são efeitos tóxicos que podem ser causados pela utilização de doses diárias de ciprofloxacino acima de 250 mg. 



Pergunta 8

1 ponto

Qual das seguintes afirmações é verdadeira para inibidores não nucleosídicos da transcriptase reversa (NNTRIs), como a nevirapina e a delavirdina? 



Realizam clivagens de proteínas necessárias aos vírus 



Não podem ser usados em associação com inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa..



As interações entre NNTRIs e a cadeia peptídica da enzima no sítio de ligação não são importantes. 



 Resistência pode ser desenvolvida por uma mutação no sítio alostérico em que uma lisina é substituída por asparagina. 



Se ligam à enzima transcriptase reversa nas proximidades do local catalítico, inativando-a 



Pergunta 9

1 ponto

Em relação aos anitmitóticos, assinale apenas as alternativas verdadeiras: 


 


I. Os cremes, por se tratarem de emulsão, possuem melhor penetrabilidade, ou seja, veicula o ativo por entre a pele intacta ou até lesionada, fazendo que alcance o microrganismos. 


 


II. As principais vias de administração são as vias tópica e sistêmica. As formas farmacêuticas podem ser: pó liofilizado (anfotericina B), cápsula ( fluconazol), pó para 


suspensão oral (fluconazol), solução oral (itraconazol), xampu (cetoconazol), creme, loção, gel oral, pó (miconazol). 


 


III. A Anfotericina B convencional, insolúvel em água, é comercializada em forma de pó liofilizado. Mesmo sendo insolúvel em água, a administração é feita através de infusão intravenosa lenta. 



apenas I está correta. 



apenas II está correta. 



I, II e III estão corretas. 



apenas I e II estão corretas. 



apenas II e III estão corretas



Pergunta 10

1 ponto

Imagine que você seja um farmacêutico clínico recém-contratado para atuar em uma instituição especializada no tratamento de portadores de HIV, e associe abaixo de cada fármaco com sua respectiva classe de antirretrovirais. 


I. Inibidores de protease 


II. Inibidores de transcriptase reversa nucleosídicos 


III. Inibidores de transcriptase reversa não nucleosídicos 


 


A. Ritonavir 


B. Nevirapina 


C. Zidovudina 



 IA – IIB – IIIC 



 IC – IIB – IIIA 



IA – IIC – IIIB 



IB – IIC – IIIA 



IC – IIA – IIIB








Nenhum comentário:

Postar um comentário