Bioquímica Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

O metabolismo compreende as reações catabólicas e anabólicas através das quais as moléculas são transformadas em compostos simples para geração de energia livre usada para cumprir com as funções celulares. Sobre esse assunto, julgue as afirmações abaixo:

I.As reações catabólicas são reações de degradação, enquanto as reações anabólicas são de síntese.

II.As reações ditas exergônicas liberam energia, enquanto as endergônicas absorvem energia. São exemplos, respectivamente, reações anabólicas e catabólicas.

III.O ATP e as coenzimas reduzidas podem atuar doando energia para as vias catabólicas.

IV.A hidrólise de macromoléculas a um metabólito comum, acetil-coA, e a oxidação deste através do ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa, são etapas do processo catabólico.

V.A compartimentalização das vias metabólicas é um mecanismo de regulação, pois os substratos precisam entram em compartimentos específicos para que as reações possam ocorrer.

Estão corretas as alternativas:




II,III, IV.



II, III, V.



I,II, III, IV, V.



I, IV, V.



I, III, IV.


VISUALIZAR RESPOSTA CORRETA CLIQUE AQUI >  


Pergunta 2
1 ponto




A fotossíntese é um processo impulsionado pela luz solar que ocorre em duas etapas: etapa fotoquímica e a etapa independente de luz. Na fase dependente de luz, por sua vez, a fotofosforilação pode ser do tipo cíclica e não cíclica. Abaixo, estão descritos alguns eventos da fotofosforilação não cíclica. Observe:

I.Cada elétron fotoexcitado passa do aceptor primário de elétrons do FSII para o FSI, ao longo de uma cadeia transportadora de elétrons constituída pela plastoquinona e plastocianina.

II.A enzima NAPD+ redutase catalisa a transferência de elétrons da Ferredoxina para NADP+.

III.Um fóton de luz atinge a clorofila P680 do complexo do centro de reação do FSII. Isso excita um elétron desse par de clorofilas a um estado de energia mais elevado.

IV.Os elétrons fotosexitados são transferidos em uma série de reações redox a partir do aceptor primário de elétrons do FSI, para uma segunda cadeia de transporte de elétrons por meio da proteína ferredoxina (Fd).

Ordene os eventos de acordo com a sequência de acontecimentos e assinale a alternativa que contém a ordem correta:




III, I, II, IV.



IV, II, I, III.



III, I, IV, II.



I, III, IV, II.



I, III, IV, II.


RESPOSTA CORRETA CLIQUE AQUI >   


Pergunta 3
1 ponto




As plantas captam energia solar através de pigmentos especializados nessa transdução química. Um pigmento pode absorver todos ou apenas um comprimento de onda da luz o que vai determinar sua cor. Assinale a alternativa correta:




A “clorofila a” ocorre em todos os procariotas fotossintetizantes e nas cianobactérias e possui coloração verde-azulada.



As cianobactérias e algas vermelhas utilizam a “clorofila b" como pigmento para captura de luz.



Os carotenoides e ficobilinas são pigmentos que captam a energia e a processam diretamente para transformar em energia química.



A energia da luz necessária para a fotossíntese é absorvida por apenas um tipo de pigmento denominado clorofila.






A “clorofila b” amplia a faixa de luz que pode ser absorvida pela fotossíntese, tendo coloração verde-amarelada.


VER RESPOSTA CORRETA CLIQUE AQUI   


Pergunta 4
1 ponto




As coenzimas reduzidas no ciclo do ácido cítrico devem seguir para cadeia transportadora de elétrons e depois fosforilação oxidativa para que sejam convertidas na moeda energética do corpo. Sobre esses dois processos julgue as alternativas a seguir:

I.A cadeia de transporte de elétrons é formada por quatro complexos enzimáticos, inseridos na membrana mitocondrial interna.

II.Os complexos enzimáticos são flavoproteínas ou citocromos que aceitam ou transferem elétrons.

III.O aceptor final de elétrons é o CO2 no complexo IV.

IV.Para cada NADH e FADH2 são gerados 2,5 e 1,5 moléculas de ATPs respectivamente.

V.A ATP-sintase está inserida na membrana interna das mitocôndrias e atua como um canal de prótons.

Estão corretas as alternativas:




I,II,IV,V.



I,II,III.



I,II, III, IV, V.



III,IV,V.



II,III,IV,V.


VER RESPOSTA CLIQUE AQUI >  


Pergunta 5
1 ponto




A respiração celular fornece a energia necessária para o organismo executar suas funções através da geração de trifosfato de adenosina (ATP) e de coenzimas reduzidas NADH e FADH2. A síntese desses compostos começa pelo ciclo do ácido cítrico. Sobre essa primeira etapa, assinale a alternativa correta:




Na primeira reação do ciclo do ácido cítrico ocorre a condensação do acetil-coA ao citrato originando o oxaloacetato que é regenerado na última reação da via.



O balanço energético do ciclo do ácido cítrico é 1 ATP, 1 NADH e 3 FADH2.




Na quinta reação o succinil-CoA é convertido a succinato pela enzima succinil-CoA-oxidase.



O ciclo do ácido cítrico compreende a oxidação do acetil-coA até CO2 e ocorre na matriz citoplasmática, sendo formado por oito reações de oxirredução.



Na terceira e quarta reação do ciclo do ácido cítrico há perda de um carbono em cada uma dessas reações, sendo estes liberados na forma de CO2.


VISUALIZAR RESPOSTA CLIQUE AQUI   


Pergunta 6
1 ponto




O ciclo do ácido cítrico é importante fornecedor de energia além de produtor de outros substratos para as vias metabólicas. Porém, deve ter sua velocidade regulada por enzimas específicas. Sobre a regulação deste ciclo, está correto o que se afirma em:




A segunda reação do ciclo do ácido cítrico é regulada pela isocitrato desidrogenase a quem o ATP reduz a atividade quando em grandes concentrações.



A conversão de malato a oxaloacetato é catalisada pela enzima malato-oxigenase na última reação do ciclo do ácido cítrico.



A citrato sintase regula a primeira reação do ciclo do ácido cítrico e tem atividade aumentada pela presença do ADP.



A α-cetoglutarato desidrogenase regula a quarta reação do ciclo e é regulada negativamente pelas concentrações de cálcio elevada.



As enzimas catalisam reações bastantes endergônicas a partir de ligações alostéricas com os produtos.


VER REPOSTA AQUI   


Pergunta 7
1 ponto




A vida no planeta necessita de energia e a fotossíntese é o processo por meio do qual há fixação do CO2 e liberação de O2. Ocorre em duas etapas, uma dependente e outra independente de luz. Sobre essas etapas, assinale a alternativa INCORRETA:




O fotossistema I contém uma molécula de clorofila P700, enquanto o fotossistema II contém uma molécula de clorofila P680.



A fase fotoquímica ocorre nos tilacoides dos cloroplastos e converte a energia da luz em energia química, processo denominado transdução química.



O ciclo de Calvin ocorre no estroma e utiliza o ATP e NADPH reduzidos na fase fotoquímica para fixar o CO2 e produzir moléculas de gliceraldeído-3-fosfato.



Para produzir glicose são necessárias três voltas no ciclo de Calvin, 6CO2, 18 ATP e 12 NADPH.




Na fotofosforilação não cíclica ocorre absorção da luz pelos dois fotossistemas, transferências de elétrons até formação de ATP e NADPH.


VEJA A RESPOSTA CLICANDO AQUI   


Pergunta 8
1 ponto




As reações químicas apresentam uma variação de energia livre para realização de trabalho. De forma geral, as vias de quebra e degradação de macromoléculas fazem parte do catabolismo assim como as vias de biossíntese de lipídeos, carboidratos, proteínas ou nucleotídeos, fazem parte do anabolismo. De acordo com o código abaixo, classifique as reações como catabólicas ou anabólicas e marque a alternativa que possui a sequência correta:

(1) Reação catabólica

(2) Reação anabólica

( ) β-oxidação

( ) Proteólise

( ) Gliconeogênese

( ) Glicogenólise

( ) Glicogênese

( ) Fosforilação oxidativa




2,2,2,1,1,1.



1,2,2,1,1,2.



2,2,1,2,1,2.



2,1,2,1,2,2.



1,1,2,1,2,1.


VEJA A RESPOSTA CORRETA CLIQUE AQUI >>  

https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/reacoes-quimicas-apresentam-uma.html


Pergunta 9
1 ponto




A fotossíntese é o processo básico de transformação de energia que transforma CO2 e H2O em O2 e glicose utilizando a energia solar. Porém, há uma etapa desse processo que não é dependente da luz. Assim, classifique as seguintes etapas como (1) reação dependente da luz ou (2) reação independente da luz.

( ) Fotólise da água.

( ) Fixação do CO2 .

( ) Fotofosforilação cíclica.

( ) Redução do ATP e NADPH.

( ) Regeneração do aceptor de CO2 .

A sequência correta é:




2,1,1,1,2.



1,2,1,1,2.



2,1,2,1,1.



1,1,2,1,2.



2,2,1,2,1.


VISUALIZAR REPOSTA CORRETA CLIQUE AQUI   

https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/a-fotossintese-e-o-processo-basico-de.html


Pergunta 10
1 ponto




Na etapa química ou etapa independente de luz, o ciclo de Calvin utiliza a energia gerada na etapa fotoquímica para reduzir o O2 em glicose. Este ciclo ocorre no estroma dos cloroplastos em três etapas. Assinale a alternativa correta:




Na primeira etapa ocorre a fixação do CO2 a um açúcar de seis carbonos denominado ribulose 1,5-bifosfato (RuBP).



O produto da primeira reação é rapidamente convertido em uma molécula de 3-fosfoglicerato, para cada CO2 fixado.



Cada molécula de 3-fosfoglicerato recebe a adição de um grupo fosfato do ATP, transformando-se em 1,3-bifosfoglicerato. Este, por sua vez, é reduzido a gliceraldeido-3-fosfato (G3P) após ganhar um par de elétrons do NADPH e um fosfato.



Para a síntese líquida de uma molécula de G3P, o ciclo de Calvin consome um total de seis moléculas de ATP e nove moléculas de NADPH.



A cada três moléculas de CO2 existem seis moléculas de G3P formadas, mas somente uma é utilizada pela planta e as outras cincos são recicladas para regenerar as três moléculas de RuBP.


RESPOSTA CORRETA CLIQUE AQUI 

https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/etapa-quimica-ou-etapa-independente-de.html


Vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo. Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar

GRUPO DE ESTUDOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário