Algumas religiões afro-brasileiras ainda mantêm quase que totalmente suas raízes africanas

Algumas religiões afro-brasileiras ainda mantêm quase que totalmente suas raízes africanas, como é o caso do Candomblé e do Xangô do Nordeste; outras se formaram através do sincretismo religioso, como o Batuque, o Xambá e a Umbanda. A própria prática do catolicismo tradicional sofreu influência africana no culto de santos de origem africana como São Benedito, Santo Elesbão, Santa Efigênia e Santo Antônio de Noto (Santo Antônio do Categeró ou Santo Antônio Etíope); no culto preferencial de santos facilmente associados com os orixás africanos como São Cosme e Damião, São Jorge (Ogum no Rio de Janeiro), Santa Bárbara (Iansã); na criação de novos santos populares como a Escrava Anastácia. Nesse sentido avalie as assertivas abaixo e depois responda ao que se pede.


I.As igrejas pentecostais do Brasil, que combatem as religiões de origem africana, na realidade têm várias influências destas como se nota em práticas como o batismo do Espírito Santo e crenças como a de incorporação de entidades espirituais (vistas como maléficas).


II.Durante o período de Brasil Colônia, os índios e negros mantidos com o trabalho escravo eram proibidos de expressar, cultuar ou fazer ritos de acordo com suas próprias crenças religiosas por conta dos preconceitos (e medos) dos seus senhores, e tinham que fingir e “aceitar” a imposição da religião Católica.


III.O sincretismo religioso existente na umbanda dá-se devido a fatores histórico-culturais presentes na história do Brasil.


Está correta a opção:



I, II, III. Resposta correta 



Apenas I.



Apenas I e III.



Apenas II e III.



Apenas I e II

Nenhum comentário:

Postar um comentário