Principais vias metabólicas do catabolismo e anabolismo - Arte no Papel Online
Aula Bioquímica Aplicada (Farmácia) Bioquímica Aplicada (Farmácia)
Principais vias metabólicas do catabolismo e anabolismo

Principais vias metabólicas do catabolismo e anabolismo

Aula Bioquímica Aplicada (Farmácia) Bioquímica Aplicada (Farmácia)

DESCRIÇÃO

 O metabolismo é constituído pelas diferentes vias metabólicas que ocorrem nos organismos vivos. Ele apresenta diferentes funções, como a produção de energia e a síntese de moléculas necessárias para a execução das funções celulares. É integrado por dois momentos metabólicos distintos: o catabolismo e o anabolismo. Esses dois processos apresentam funções diferentes e são, assim, regulados de maneira extremamente coordenada.

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai compreender como o metabolismo está organizado e reconhecer as relações energéticas entre as vias anabólicas e catabólicas, identificando seus principais mecanismos de regulação.


Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:


  • Conceituar catabolismo e anabolismo.
  • Identificar as principais vias catabólicas e anabólicas.
  • Compreender os principais mecanismos regulatórios das vias catabólicas e anabólicas.

A desnutrição infantil representa grande problema de saúde pública em diferentes países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 178 milhões de crianças no mundo são acometidas por essa doença. A desnutrição é classificada como doença multifatorial relacionada às condições socioeconômicas familiares. A desnutrição é estabelecida pela insuficiência qualitativa ou quantitativa de nutrientes e calorias na alimentação. A interrupção precoce do aleitamento materno, parasitoses, intolerâncias e infecções repetidas podem estar relacionadas à etiologia desse quadro clínico. Várias alterações na composição corporal são observadas na desnutrição. Tais alterações apresentam maior gravidade quanto maior for o déficit nutricional.


Em vista disso, responda ao Desafio a seguir.

Em relação às vias catabólicas e anabólicas, relacione os sinais e sintomas da desnutrição com as possíveis alterações metabólicas que ocorrem nesse quadro clínico.

A) Nessa situação clínica, qual é a relação observada entre o anabolismo e o catabolismo?

B) Por que são notados sinais de emagrecimento, perda de massa e redução do crescimento?


Infográfico

O metabolismo é integrado por duas categorias principais: catabolismo e anabolismo. O catabolismo compreende as vias metabólicas de degradação, enquanto o anabolismo compreende as vias metabólicas de síntese de moléculas.

Neste Infográfico, você vai entender como o metabolismo está organizado.




Conteúdo do Livro


Os processos de catabolismo e anabolismo ocorrem de maneira organizada e são regulados simultaneamente. O metabolismo é compreendido por diferentes reações químicas pelas quais as moléculas são transformadas. O metabolismo celular é atividade altamente coordenada que compreende todas as reações químicas que ocorrem dentro das células. O metabolismo celular se dá por meio das vias metabólicas.

No capítulo Principais vias metabólicas do catabolismo e do anabolismo, que faz parte da obra Bioquímica aplicada, você vai compreender a organização do metabolismo e identificar as principais vias catabólicas e anabólicas e seus mecanismos de regulação.


Dica


O metabolismo ocorre de maneira organizada e coordenada nos organismos vivos. Ele é regulado por diferentes mecanismos para que as células possam desempenhar adequadamente as suas funções.

Na Dica do Professor, você vai entender quais são as prin​​​​​​​cipais formas de regulação empregadas pelas células para o controle das vias metabólicas.


Na prática


Catabolismo de lipídeos: o papel da lipólise e da β-oxidação

Os triacilgliceróis constituem a principal forma de armazenamento de lipídeos e são a principal reserva de combustível do nosso organismo. Eles são formados pela união de moléculas de ácidos graxos a uma molécula de glicerol e são armazenados no tecido adiposo. Quando você passa por períodos de jejum ou realiza exercícios físicos, os triacilgliceróis são mobilizados do tecido adiposo até o tecido hepático ou muscular, onde são degradados por vias catabólicas. A partir do catabolismo dos triacilgliceróis, grande quantidade de energia é gerada. 

Veja Na Prática como isso ocorre.





0 AVALIAÇÕES:

Comentários

cookieIfy (2).txt Exibindo cookieIfy (2).txt…