Bioquímica Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada

Caro(a) estudante, chegamos ao final da nossa disciplina.


Neste momento você exercitará, nesta atividade, um pouco dos conhecimentos apreendidos com todas as


fontes de estudos disponibilizadas.


A hipercolesterolemia familiar (HF) é caracterizada por alterações no nível de colesterol circulante causado por um defeito no gene LDLR que codifica o receptor de LDL. O diagnóstico é estabelecido por critérios clínicos e laboratoriais e pode ser confirmado por análise genética que identifique a mutação do gene.


Considerando essas informações, observe o caso clínico a seguir:



Os resultados mostram o efeito positivo do uso da medicação e acompanhamento regular com médico. Há


2 meses adaptou os exercícios físicos de com acordo com sua limitação e segue em dieta controlada.


A identificação precoce da HF contribui para redução de complicações cardiovasculares e morbimortalidade.


Sendo assim, como podemos explicar a melhora no lipidograma do paciente após a introdução da medicação?

Qual o mecanismo bioquímico que leva ao acúmulo de LDL?

Como a HF pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares?

Quais os valores de referência para cada variável apresentada?

Por que mesmo com o aumento nos níveis de HDL o paciente teve uma melhora?



Identifique 3 sinais e sintomas característicos da doença são relatados nesse caso clínico.



Lembre-se que suas considerações devem conter até 30 linhas e que todas as fontes mencionadas devem


ser devidamente referenciadas para que você não incorra em plágio dos conteúdos de outros.



Bons estudos e muito sucesso!



R.J.S., 36 anos, tem história de hipercolesterolemia desde os 16 anos que mantinha sob controle apenas com dieta e atividade física, mas há 2 anos sofreu acidente de moto que comprometeu a realização de exercícios físicos. Pai e tia tem histórico dessa mesma doença (colesterol total > 294mg/dL) e avó paterna faleceu devido a IAM. Em fevereiro de 2018, após muita insistência de sua esposa, procurou a unidade de saúde para realização de exames. Na primeira consulta: Peso = 71Kg, Altura = 1,68cm, PA = 130/80 mmHg, FC = 71bpm. Presença de xantomas em calcanhares. Apresentou alterações nos parâmetros lipídicos, tendo iniciado o uso de atorvastatina 20mg, mas devido ao uso irregular, após 3 meses, dose mudou para atorvastatina 40mg.


Compare o resultado dos exames:


Na atividade em discussão percebemos que o paciente apresenta um quadro de sedentarismo em consequência das limitações causadas por um acidente. Por ser portador de HF ele teve afração de colesterol LDL bastante aumentada, com a introdução do medicamento atorvastatina, houve redução do LDL que é a fração prejudicial e o aumento do HDL fração boa.


A atorvastatina age pela inibição de produção de colesterol pelo fígado, aumentando a absorção e destruição de frações prejudiciais ( LDL) do colesterol. Quando há uma concentração elevada de colesterol ligado à LDL, verifica - se uma maior chance de desenvolvimento de aterosclerose, uma doença caracterizada pela formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. 

ALDL em excesso pode deposita r - se nos vasos sanguíneos e sofrer oxidação. Isso leva a uma modificação na estrutura da LDL, fazendo com que as células endoteliais não a reconheçam, o que estimula a ação do sistema imunológico. 

Com isso, ocorre a formação da placa aterosclerótica ( manifestações da aterosclerose que podem obstruir um vaso), que leva a problemas cardio vasculares e até mes mo vasculares cerebrais. Uma das doenças que resultam nesse índice elevado do colesterol é a HF ( hipercolesteronemia familiar ), é uma doença hereditária que leva a doença cardio vascular agressiva e prematura. 

Isto inclui infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e até mesmo estreitamento das válvulas cardíacas. Os valor e de referencia para as frações de colesterol são : valor de colesterol total com ou sem jejum < 190 ; HDLc com e sem jejum >40 ; LDLc ( baixo) com e sem jejum < 130; triglicerídeos co m jejum < 150 sem jejum, <175 .

Com o aumento do HDL o paciente apresentou uma melhora, pois ele é a fração boa do colesterol no sangue. Os sinais que o paciente apresenta no caso clinico em analise são aumento do colesterol desde os 16 anos, histórico familiar de hipercolesteronemia com óbito na família de vido doenças cardio vasculares, e presença de xantomas nos calcanhares que é um sinal bem característico de colesterol elevado.



Referencias :

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário