Bioquímica Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada - Arte no Papel Online
Atividade Contextualizada Avaliação On-Line Bioquímica Aplicada (Farmácia) Curso Farmácia Faculdade Farmácia Farmacia EaD
Bioquímica Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada

Bioquímica Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada

Atividade Contextualizada Avaliação On-Line Bioquímica Aplicada (Farmácia) Curso Farmácia Faculdade Farmácia Farmacia EaD

DESCRIÇÃO

Caro(a) estudante, chegamos ao final da nossa disciplina.


Neste momento você exercitará, nesta atividade, um pouco dos conhecimentos apreendidos com todas as


fontes de estudos disponibilizadas.


A hipercolesterolemia familiar (HF) é caracterizada por alterações no nível de colesterol circulante causado por um defeito no gene LDLR que codifica o receptor de LDL. O diagnóstico é estabelecido por critérios clínicos e laboratoriais e pode ser confirmado por análise genética que identifique a mutação do gene.


Considerando essas informações, observe o caso clínico a seguir:



Os resultados mostram o efeito positivo do uso da medicação e acompanhamento regular com médico. Há


2 meses adaptou os exercícios físicos de com acordo com sua limitação e segue em dieta controlada.


A identificação precoce da HF contribui para redução de complicações cardiovasculares e morbimortalidade.


Sendo assim, como podemos explicar a melhora no lipidograma do paciente após a introdução da medicação?

Qual o mecanismo bioquímico que leva ao acúmulo de LDL?

Como a HF pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares?

Quais os valores de referência para cada variável apresentada?

Por que mesmo com o aumento nos níveis de HDL o paciente teve uma melhora?



Identifique 3 sinais e sintomas característicos da doença são relatados nesse caso clínico.



Lembre-se que suas considerações devem conter até 30 linhas e que todas as fontes mencionadas devem


ser devidamente referenciadas para que você não incorra em plágio dos conteúdos de outros.



Bons estudos e muito sucesso!



R.J.S., 36 anos, tem história de hipercolesterolemia desde os 16 anos que mantinha sob controle apenas com dieta e atividade física, mas há 2 anos sofreu acidente de moto que comprometeu a realização de exercícios físicos. Pai e tia tem histórico dessa mesma doença (colesterol total > 294mg/dL) e avó paterna faleceu devido a IAM. Em fevereiro de 2018, após muita insistência de sua esposa, procurou a unidade de saúde para realização de exames. Na primeira consulta: Peso = 71Kg, Altura = 1,68cm, PA = 130/80 mmHg, FC = 71bpm. Presença de xantomas em calcanhares. Apresentou alterações nos parâmetros lipídicos, tendo iniciado o uso de atorvastatina 20mg, mas devido ao uso irregular, após 3 meses, dose mudou para atorvastatina 40mg.


Compare o resultado dos exames:


Na atividade em discussão percebemos que o paciente apresenta um quadro de sedentarismo em consequência das limitações causadas por um acidente. Por ser portador de HF ele teve afração de colesterol LDL bastante aumentada, com a introdução do medicamento atorvastatina, houve redução do LDL que é a fração prejudicial e o aumento do HDL fração boa.


A atorvastatina age pela inibição de produção de colesterol pelo fígado, aumentando a absorção e destruição de frações prejudiciais ( LDL) do colesterol. Quando há uma concentração elevada de colesterol ligado à LDL, verifica - se uma maior chance de desenvolvimento de aterosclerose, uma doença caracterizada pela formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. 

ALDL em excesso pode deposita r - se nos vasos sanguíneos e sofrer oxidação. Isso leva a uma modificação na estrutura da LDL, fazendo com que as células endoteliais não a reconheçam, o que estimula a ação do sistema imunológico. 

Com isso, ocorre a formação da placa aterosclerótica ( manifestações da aterosclerose que podem obstruir um vaso), que leva a problemas cardio vasculares e até mes mo vasculares cerebrais. Uma das doenças que resultam nesse índice elevado do colesterol é a HF ( hipercolesteronemia familiar ), é uma doença hereditária que leva a doença cardio vascular agressiva e prematura. 

Isto inclui infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e até mesmo estreitamento das válvulas cardíacas. Os valor e de referencia para as frações de colesterol são : valor de colesterol total com ou sem jejum < 190 ; HDLc com e sem jejum >40 ; LDLc ( baixo) com e sem jejum < 130; triglicerídeos co m jejum < 150 sem jejum, <175 .

Com o aumento do HDL o paciente apresentou uma melhora, pois ele é a fração boa do colesterol no sangue. Os sinais que o paciente apresenta no caso clinico em analise são aumento do colesterol desde os 16 anos, histórico familiar de hipercolesteronemia com óbito na família de vido doenças cardio vasculares, e presença de xantomas nos calcanhares que é um sinal bem característico de colesterol elevado.



Referencias :

*****

0 AVALIAÇÕES:

Comentários

cookieIfy (2).txt Exibindo cookieIfy (2).txt…