Ética e Cidadania Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

O sistema representativo instituído em nosso país favorece os grandes grupos, que se organizam para conseguir dar poder a um representante político que atenda às suas necessidades imediatas. A participação da comunidade nas transformações de seu entorno social é fundamental para a efetivação de sua cidadania. Para alcançar esse êxito, a comunidade precisa ter objetivos. De acordo com a imagem abaixo e com seus conhecimentos sobre o tema, assinale a única alternativa que não corresponde a esses objetivos.




Imag - Ética e cidadania - BQ 4 - Q7(1).PNG

Imag - Ética e cidadania - BQ 4 - Q7(1).PNG

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCcphULyXdA1UO4HDwZl17t0W8o4dnSpaB8dfK9uqdomatvJGr4wugyyLECoKtlx86TnUysel_BmCw1lmSB42ToBFvfh-wyIjenGkBlTW1ncQOv8kt9aJuVvJj9y8P65dfWq7bXzAM9G0/s1600/brasil.jpg



Conformismo. Resposta correta 



Eficácia.



Empoderamento.



Eficiência.



Capacity building.



Pergunta 2

1 ponto

A democracia participativa é uma forma de exercício do poder, baseada na participação dos cidadãos nas tomadas de decisão política. A população tem se organizado melhor em torno de infinitas questões, e conquistando melhor o espaço público e essa população tem cobrado de maneira mais efetiva de seus representantes. As exigências vêm se tornando mais complexas e fica evidente a necessidade da participação em conjunto entre representantes e representados. Os indivíduos têm buscado canais de comunicação para se expressar. Com esse olhar, leia os textos abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.


TEXTO I


A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade.Fonte: GALLO, S. et al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado).


TEXTO II


É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa.


Fonte: Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019.


Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade porque:



Apresentam aos cidadãos a versão oficial dos fatos.



Propiciam o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.



Fornecem informações que fomentam o debate político na esfera pública. Resposta correta 



Orientam os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.



Promovem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.



Pergunta 3

1 ponto

A Democracia participativa suscita a situação de uma participação popular na tomada de decisões, sobretudo, políticas. Essa perspectiva traz a ideia de contar com a oportunidade de participação das pessoas, através de canais de debate, que promovam o pensar sobre questões da vida em comunidade. Assim, leia os textos abaixo e em seguida, responda ao que se pede.


TEXTO I


Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação. TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).


TEXTO II


Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados. ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985. 


Comparando os textos I e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida por:



Prestígio social.



Local de nascimento.



Grupo de parentesco.



Acúmulo de riqueza.



Participação política. Resposta correta



Pergunta 4

1 ponto

A Gestão Democrática na escola pública é um processo por meio do qual decisões são tomadas, encaminhamentos são realizados, ações são executadas, acompanhadas, fiscalizadas e avaliadas coletivamente, isto é, com a efetiva participação de todos os segmentos da comunidade escolar (SEDUC, 2012, p. 7).


Sobre Gestão Democrática, leia as seguintes afirmativas.


I.É compreendida como um processo político através do qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução de problemas.


II.Tende a transferir para a escola a rigidez característica de grandes organizações, passando pela delegação de autoridade, a departamentalização e a especialização até aos desempenhos mínimos aceitáveis, consagrados por regras universais e abstratas.


III.Trabalha com atores sociais e suas relações com o ambiente, como sujeitos da construção da história humana, gerando participação, corresponsabilidade e compromisso.


Está correto apenas o que se afirma em:



I e III.  Resposta correta 



I e II.



I, II e III.



II.



II e III.



Pergunta 5

1 ponto

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em resolução da III Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas proclama: “A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforcem, através do ensino e da educação, em promover o respeito a esses direitos e liberdades e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional. Assinale a opção correta em relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos.



Assegura o direito ao apátrida de escolher a nacionalidade cujos laços forem maiores.



A unicidade de base sindical é tratada na Declaração.



O texto da Declaração garante o sigilo de correspondência, porém assegura a sua violação para casos em que a segurança exigir.



A Declaração contempla que instrução será gratuita apenas para o nível fundamental.



A Declaração afirma que toda pessoa tem direito a repouso e lazer. Resposta correta 



Pergunta 6

1 ponto

Os direitos humanos consistem em um conjunto de condições, garantias e comportamentos, capazes de assegurar a característica essencial do homem, a sua dignidade, de forma a conceder a todos, sempre, o cumprimento das necessidades inseridas em sua condição de pessoa humana. Assinale a opção correta acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos.



A pacificação de ideologias religiosas em conflito foi o objetivo da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.



A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como fundamento o princípio da dignidade da pessoa humana.



Trata-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos de mero protocolo de intenções sem resultado prático concreto.



A Declaração Universal dos Direitos Humanos exclui, expressamente, do seu âmbito de alcance os países não signatários. Resposta correta.



O texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos traz como fundamento a estratificação social como forma de pacificação dos povos.



Pergunta 7

1 ponto

Os direitos humanos são o conjunto de condições, garantias e comportamentos, capazes de assegurar a característica essencial do homem, a sua dignidade, de forma a conceder a todos, sempre, o cumprimento das necessidades inseridas em sua condição de pessoa humana. Eles são concebidos como indivisíveis e universais: basta ser pessoa para ser titular de direitos e dotado de dignidade. Assinale a opção correta acerca do surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.



Trata-se de um tratado internacional. 



Criada com base em acordos multilaterais, foi adotada pela Organização das Nações Unidas como missão institucional.



Originou-se de uma recomendação em forma de resolução adotada pela Organização das Nações Unidas.  Resposta correta 



De cunho contratual, foi assinada pelos países signatários da Organização do Atlântico Norte.



São ideais princípios lógicos que foram materializados em cartas constitucionais.



Pergunta 8

1 ponto

Sobre a questão da violação dos Direitos Humanos e os cenários de violência que vivemos hoje, verificamos um sentimento de impotência dos indivíduos. Assim, observe a charge e, em seguida, responda ao que se pede.




Imag - Ética e cidadania - BQ 4 - Q15(1).PNG

Imag - Ética e cidadania - BQ 4 - Q15(1).PNG

A charge remete a uma determinada percepção existente hoje entre estratos da população brasileira a respeito da questão da segurança pública.Com base na charge, é correto afirmar:



A vantagem da polícia em relação ao ladrão é que a primeira usa arma de fogo enquanto o segundo está restrito às armas brancas.



As crianças são as principais responsáveis pela visão negativa que, socialmente, se construiu dos órgãos de segurança pública.



As diferenças entre policiais e ladrões seriam claras na consciência dos indivíduos se as mães educassem melhor seus filhos a não cometer equívocos.



Situações de exceção tendem a produzir em parte da população, descrédito em relação às instituições de proteção da cidadania. Resposta correta 



A melhor maneira de se proteger é não sair à rua, pois pode haver conflitos entre policiais e ladrões, fazendo vítimas inocentes. 



Pergunta 9

1 ponto

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em resolução da III Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas proclama: “A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforcem, através do ensino e da educação, em promover o respeito a esses direitos e liberdades e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional.


Marque a alternativa que NÃO está de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.



Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito pode ser invocado mesmo em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas. Resposta correta 



Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.



Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.



Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.



Os seres humanos, por nascerem iguais em dignidade e em direitos, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.



Pergunta 10

1 ponto

A escola como uma instituição precisa saber que deve formar sujeitos que possam inserir-se na sociedade de modo a modificá-la positivamente. A gestão escolar é o meio pelo qual as instituições educacionais são conduzidas e organizadas, tendo em vista os fatores econômicos, políticos, estruturais, pedagógicos, sociais, dentre outros. Leia o texto abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.


TEXTO


“[...] implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva, que atenua o individualismo; da reciprocidade, que elimina a exploração; da solidariedade, que supera a opressão; da autonomia, que anula a dependência de órgãos intermediários que elaboram políticas educacionais das quais a escola é mera executora”. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição, Papirus, 2002.


Assinale a alternativa que INDICA a que o texto faz referência.



Disciplina escolar.



Projeto Político-Pedagógico.



Avaliação.



Inclusão.



Gestão democrática



Vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo. Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar

GRUPO DE ESTUDOS CADERNO DE FARMÁCIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário