Bioquímica Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário - Arte no Papel Online
Avaliação On-Line Bioquímica Aplicada (Farmácia) Curso Farmácia Faculdade Farmácia Farmacia EaD Questionário
Bioquímica Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Bioquímica Aplicada (Farmácia) Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Avaliação On-Line Bioquímica Aplicada (Farmácia) Curso Farmácia Faculdade Farmácia Farmacia EaD Questionário

DESCRIÇÃO

A fotossíntese ocorre em duas etapas: reações dependentes de luz e reações independentes de luz. É um processo realizado por organismos autótrofos que produzem substâncias orgânicas. Sobre essas duas etapas da fotossíntese, assinale a alternativa correta:



Durante o ciclo de Calvin o dióxido de carbono é usado para reduzir o ATP e NADPH e formar glicose.



A etapa última etapa do ciclo de Calvin ocorre a regeneração de três moléculas de RuBP a partir de cinco moléculas de gliceraldeído 3-fosfato (G3P). 



A energia da luz é absorvida apenas por um pigmento que é a clorofila. Carotenoides e ficobilinas não participam da fotossíntese.



A fotofosforilação consiste na produção de ATP a partir da liberação de elétrons pela clorofila e pode ser classificada em dois tipos: fotossistema I e fotossistema II.





As reações dependentes de luz usam a energia luminosa para gerar CO2 e H20, enquanto as reações independentes da luz usam esses compostos formados na etapa fotoquímica para a produção de glicose a partir de NADPH e ATP.


Ver resposta correta clique aqui > 

https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/a-fotossintese-ocorre-em-duas-etapas.html



Pergunta 2

1 ponto

As principais vias metabólicas que produzem energia acontecem no fígado: metabolismo dos carboidratos, dos lipídeos e dos aminoácidos. Os hepatócitos então realizam o metabolismo dessas moléculas, como também o seu armazenamento ou seu envio para outros órgãos. Sobre o metabolismo dos carboidratos, é incorreto afirmar:



A glicose penetra nos hepatócitos através dos transportadores GLUT2 e são rapidamente fosforiladas em glicose-6-fosfato para que permaneçam nessas células.



No período de jejum os monossacarídeos glicose, galactose e frutose chegam até o fígado por meio dos ramos da veia porta.



O fígado mantém os níveis glicêmicos sob controle através da liberação ou retirada da glicose do sangue sob comando do glucagon e insulina, respectivamente.



A via das pentoses fosfato conduz a formação de ribose-5-fosfato, NADPH e CO2, importantes substratos para outras vias metabólicas. 



A glicólise é uma via catabólica, enquanto a glicogênese é uma via anabólica regulada principalmente pela insulina. 



VER REPOSTA CORRETA > 


https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/as-principais-vias-metabolicas-que.html



Pergunta 3

1 ponto

O fígado pode executar reações de síntese e degradação dos lipídeos. De acordo com as necessidades energéticas, os lipídeos podem ser encaminhados para as reações de β-oxidação, síntese de corpos cetônicos ou biossíntese de colesterol. Sobre essas reações, assinale a alternativa correta:



Ao final de cada ciclo de β-oxidação, forma-se um ácido graxo com três carbonos menor e um acetil-CoA.



β-oxidação é uma via catabólica que ocorre na membrana mitocondrial interna e oxida os ácidos graxos até acetil-CoA.





O colesterol sintetizado no fígado é exportado para outros tecidos do corpo dissolvido no plasma e servirá para constituir as membranas celulares.



O excesso de acetil-CoA é convertido em acetona, acetoacetato ou β-hidroxibutirato durante a cetogênese que ocorre no fígado. 



O acetoacetato é excretado na urina, enquanto a acetona e o β-hidroxibutirato são liberados no sangue captados por tecidos e convertidos novamente em acetil-CoA.



VER RESPOSTA CORRETA >


https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/o-figado-pode-executar-reacoes-de.html 



Pergunta 4

1 ponto

Em células eucarióticas fotossintetizantes, os cloroplastos são as organelas responsáveis pelo processamento da luz, gás carbônico e água em oxigênio e glicose. Sobre essa organela, e os processos que nela ocorrem, assinale a alternativa correta:



Os cloroplastos são envolvidos por duas membranas. No meio interno, delimitado pela membrana interna, está presente os granum, arranjados em pilhas chamadas de tilacoides.





No interior dos cloroplastos estão presentes os fotossistemas compostos de um complexo-antena que captura a energia luminosa e transfere-a para o centro de reação que, então, faz a conversão em energia química.



O dióxido de carbono é absorvido por aberturas microscópicas chamadas estômatos, e o oxigênio é liberado através das folhas. 



Os cloroplastos estão presentes nas partes verdes das plantas, mas são mais abundantes nos caules verdes.



As reações dependentes de luz ocorrem no estroma, enquanto as reações independentes de luz ocorrem nos tilacoides dos cloroplastos.



RESPOSTA CORRETA > 


https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/em-celulas-eucarioticas.html


Pergunta 5

1 ponto

Os citocromos P450 constituem uma família de enzimas que participam do metabolismo de xenobióticos e da biossíntese de ácidos biliares e hormônios esteroides. Sobre essas moléculas e sua importância, está correto o que se afirma em:



O grupamento heme dos citocromos está na forma oxidada, podendo-se ligar ao CO e formar um complexo que absorve luz no comprimento de onda de 450 nm.



Para que os citocromos desempenhem sua função precisam da enzima P450 redutase, de NADH e, também, de oxigênio molecular (O2).



As reações de oxidação envolvendo os citocromos iniciam com a ligação do P450 ao substrato na forma oxidade (F e to the power of plus 2 end exponent).



As reações catalisadas pelos citocromos envolvem o consumo de uma molécula de O2, a produção de uma molécula de H2O e a produção de um substrato reduzido. 



Os citocromos apresentam um grupo prostético heme em formato de anel que se liga às proteínas de forma não covalente.


RESPOSTA CORRETA > 


https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/os-citocromos-p450-constituem-uma.html



Pergunta 6

1 ponto

Devido as características semelhantes, a teoria da endossimbiose acredita que mitocôndrias e cloroplastos evoluíram a partir de pequenas bactérias simbióticas. Porém, ao longo da evolução, essas organelas adquiriram características particulares que permitem uma diferenciação. Sendo assim, numere a segunda coluna de acordo com a primeira, definindo quais características pertencem a cada organela e assinale a alternativa que contém a sequência correta.


(1) Mitocôndrias 


(2) Cloroplastos 


(  ) Membrana interna dobrada em cristas.


(  ) Consome gás carbônico e água.


(  ) Libera oxigênio.


(  ) Converte glicose em ATP.


(  ) Membrana interna elevada em tilacoides.


(  ) Não possui pigmentos.



1,1,2,1,2,1.



1,2,1,2,1,1.



2,1,1,2,1,2.





1,2,2,1,2,1.



2,2,1,1,2,2.


VER RESPOSTA CORRETA CLIQUE AQUI > 


https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/a-teoria-da-endossimbiose-acredita-que.html



Pergunta 7

1 ponto

O fígado executa reações de degradação e biossíntese de aminoácidos que podem ser usados para produção de proteínas, nucleotídeos, hormônios e outras moléculas nitrogenadas. Além disso, o fígado possui funções digestivas, excretoras e de hemostasia. Sobre esses temas, são feitas as seguintes afirmações:


I.O fígado é capaz de sintetizar todos os aminoácidos essenciais utilizando intermediários da via glicolítica, do ciclo do ácido cítrico ou da via das pentoses fosfato.


II.O fígado produz proteínas estimulado pelo hormônio glucagon durante o período pós-prandial.


III.A função secretora do fígado é caracterizada pela liberação da bile, mistura aquosa formada principalmente por fosfatidilcolina e os sais biliares.


IV.A redução da atividade hepática não compromete o metabolismo da bilirrubina visto que essa molécula se acumula no sangue.


V.Alterações hepáticas podem contribuir para alterações sanguíneas como redução da pressão oncótica.


Estão corretas as alternativas:



I, II, V.





II, III.



I, IV.



III, IV, V.



III, V. 


RESPOSTA CORRETA CLIQUE AQUI >


https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/biossintese-de-aminoacidos-que-podem.html



Pergunta 8

1 ponto

Os citocromos estão presentes em diferentes isomorfas, catalisando diversas reações dependente do P450. Sobre esses assuntos, está correto o que se afirma em:



Os polimorfismos encontrados na família dos citocromos causam variações apenas na sua eficácia, não interferindo em efeitos adversos.



A vitamina E se acumula nos hepatócitos em níveis tóxicos devido à sua não metabolização por citocromos P450.



A isoforma CYP4A3 é responsável pela biotransformação de cerca de 50% dos fármacos de prescrição processados no fígado.



Os citocromos envolvidos na eliminação dos xenobióticos são mais específicos que os envolvidos na biossíntese de hormônios esteroides.





A produção dos hormônios esteróides envolve a remoção da cadeia lateral do colesterol e a hidroxilação dos seus carbonos adjacentes.


RESPOSTA CORRETA CLIQUE 


https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/os-citocromos-estao-presentes-em.html



Pergunta 9

1 ponto

O fígado é um órgão vital para manutenção da homeostase do corpo. É responsável pelo metabolismo energético, assim como pela produção de sais biliares, metabolismo da bilirrubina e reações de biotransformação. Sobre esse órgão são feitas as seguintes afirmações:


I.O fígado apresenta funções digestivas e de síntese de proteínas, fatores de coagulação e de imunoglobulinas. 


II.Participa da eliminação de xenobióticos contribuindo para desintoxicação do sangue.


III.No período pós-prandial, o fígado recebe sangue da veia cava rico em carboidratos, lipídeos e aminoácidos que serão degradados nos hepatócitos.


IV.No período de jejum, o fígado executa diferentes vias catabólicas controladas pelos hormônios insulina e glucagon a fim de degradar macromoléculas e fornecer nutrientes para os demais tecidos do organismo.


V.Os hepatócitos possuem canalículos por meio dos quais há secreção da bile. 


Estão corretas as alternativas:



I,II,V.



I,II,III,IV.



II,III,IV.



III,IV,V.



II,IV,V.


VER RESPOSTA CORRETA CLIQUE AQUI


 https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/o-figado-e-um-orgao-vital-para.html 



Pergunta 10

1 ponto

A glutationa (GSH) é um tripeptídeo que contém o grupo sulfidrila que pode atuar como tampão que protege as células do estresse oxidativo. Sobre essas moléculas é incorreto afirmar:



A conjugação da glutationa com xenobióticos integra as reações de fase II da eliminação de fármacos.



Possui estrutura hidrofóbica, sendo por isso utilizada nas reações de biotransformação.





Na transferência da glutationa para moléculas apolares há formação de ligação tioéter entre o resíduo de cisteína da glutationa e a molécula eletrófila.



A glutationa alterna entre os estados oxidado (GSH) e reduzido (GSSG) que ocorre por meio da ligação entre duas moléculas de glutationa por uma ponte dissulfeto.



As glutationas transferases participam da biossíntese de leucotrienos a partir do ácido araquidônico



VER RESPOSTA CORRETA DA QUESTÃO CLIQUE AQUI


 >https://www.artenopapelonline.com.br/2021/08/a-fotossintese-ocorre-em-duas-etapas.html


Vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo. Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar

GRUPO DE ESTUDOS 

0 AVALIAÇÕES:

Comentários

cookieIfy (2).txt Exibindo cookieIfy (2).txt…