Acerca das listas dessa Portaria, assinale a alternativa que apresenta a lista que diz respeito às substâncias psicotrópicas anorexígenas.

A Portaria nº 344/1998, promulgada pelo Ministério da Saúde, aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. O texto da normativa inclui: as definições de conceitos relacionados a essas substâncias e medicamentos; as obrigações legais relacionadas à produção, ao uso, ao transporte, ao comércio, à prescrição e à dispensação; além dos medicamentos classificados em listas, de acordo com as características comuns àqueles fármacos. Acerca das listas dessa Portaria, assinale a alternativa que apresenta a lista que diz respeito às substâncias psicotrópicas anorexígenas.


Alternativas

A

lista B1


B

lista B2


C

lista C1


D

lista C2


E

lista C3





Justificativa

A questão faz referência à famosa Portaria SVS/MS nº 344/1998, que regula as substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial no Brasil. A divisão das listas mencionadas funciona da seguinte forma:

  • Lista B2 (Psicotrópicas Anorexígenas): Contém as substâncias psicotrópicas utilizadas para o tratamento da obesidade (inibidores de apetite), como a sibutramina, o anfepramona e o femproporex. São prescritas por meio de Notificação de Receita "B2" (cor azul).

O que contêm as outras listas citadas?

  • A) Lista B1: Substâncias psicotrópicas gerais (como os benzodiazepínicos — ex: diazepam, clonazepam — e os barbitúricos). Prescritas via Notificação de Receita "B" (cor azul).

  • C) Lista C1: Outras substâncias sujeitas a controle especial (antidepressivos, anticonvulsivantes, antipsicóticos e ansiolíticos). Prescritas em Receita de Controle Especial em duas vias (cor branca).

  • D) Lista C2: Substâncias retinóicas de uso sistêmico (tratamento de acne grave, como a isotretinoína). Exigem Notificação de Receita Especial (cor branca).

  • E) Lista C3: Substâncias imunossupressoras (especificamente a talidomida e a lenalidomida). Exigem Notificação de Receita Especial (cor branca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

PINTREST